Campanha eleitoral violenta pode transformar o Brasil num “faroeste caboclo”

11

jeso.carneiro / Flickr

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O Brasil corre o risco de enfrentar uma campanha eleitoral hostil devido à escalada da violência. Exemplo disso é o assassinato de um militante do Partido dos Trabalhadores (PT) em Foz do Iguaçu, no último sábado, por um agente penitenciário que alinha com o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro.

Esta é a perspetiva defendida pelo jornalista Thomas Milz, que num artigo publicado na DW analisou o atual cenário político brasileiro relativamente à violência.

Segundo o repórter, o suspeito, Jorge José da Rocha Guaranho – internado em estado grave -, que já foi um agente da polícia militar, terá invadido a festa de aniversário de Marcelo Arruda, gritando “Aqui é Bolsonaro!” e atirando. A celebração era dedicada ao ex-Presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva e ao PT.

“O que aconteceu tem a ver com extremismo e intolerância política. Eles não se conheciam e nada mais explica essa tragédia”, disse a mãe do suspeito a um jornal. Enquanto isso, reagindo ao crime, Bolsonaro declarou: “o que eu tenho a ver com esse episódio de Foz do Iguaçu? Nada”.

Entretanto, a CNN avançou que Bolsonaro ligou aos familiares de Arruda, convidando os seus dois irmãos para participarem de uma conferência de imprensa sobre o assassinato, garantindo que não se iria discutir política. Um dos irmãos já havia dito que não aceitava que a “esquerda” usasse o caso como “palco de politicagem”.

Arruda era militante do PT e foi candidato a vice-prefeito de Foz do Iguaçu pelo partido em 2020. Após o assassinato, o candidato Lula da Silva reforçou a segurança. Mas, como lembrou Milz, essa violência não é de agora, recordando para os protestos de junho de 2013 e as manifestações contra Dilma Rousseff, em 2015 e 2016.

O jornalista apontou para o aumento no número de armas no Brasil, que triplicou durante o mandato de Bolsonaro. “A arma de fogo, além de segurança para as famílias, é segurança para nossa soberania nacional e a garantia de que a nossa democracia será preservada”, referiu o Presidente há algumas semanas.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em junho, o número de armas de fogo nas mãos de particulares cresceu 241% no Brasil durante o Governo de Bolsonaro.

Em 2019, ano em que o líder brasileiro chegou ao poder, havia 197.390 armas de fogo registadas em mãos de pessoas com autorização de porte de armas, número que em 30 de junho deste ano havia disparado para 673.818.

Os números correspondem aos bancos de dados do Exército que incluem registos de armas de fogo para caça, tiro e atividade desportiva. O número de armas de fogo em mãos de particulares superou as existentes em órgãos públicos e quase um terço delas estão com registos vencidos.

Dos 4,4 milhões de armas de fogo nas mãos de indivíduos no país, quase 2,9 milhões têm registos ativos, mas 1.542.168 objetos deste tipo estão irregulares.

Taísa Pagno //

11 Comments

  1. Engraçado que tem video do assassino deixando a esposa na festa de aniversario ( ou seja algum dos envolvidos conhecia o outro ), logo após a vitima sai discute com o assassino e atira pedras no carro do mesmo. Ai infelizmente o assassino retorna armado e acontece a troca de tiros.

    Essa parte a impressa nao mostra, o problema que vejo é o seguinte tudo é culpa do Bolsonaro, entao qualquer coisa que acontece é Bolsonarista que fez. Ja o Anestesista que estuprou a paciente e é Lulista nao é retratado da mesma maneira. Na imprensa nao aparece para qual candidato ele é favoravel.

  2. Bolsonaro não tem nada a ver, assim como o Trump não tem nada a ver com o assalto ao Capitolio. Incendeiam o país com violência verbal e depois não têm nada a ver com a violência física resultante….praticada pelos pacóvios e que são os menos beneficiam do poder. Valha-nos S. Cricalho…

  3. imaginemos o seguinte

    Um adepto ferrenho do Benfica mata o papa…. A culpa será do Benfica ou do Nuno Gomes? Talvez do Viira…
    Não sejam ridiculos!

  4. O tensionamento do tecido social no brasil já é praxe.A imprensa venal abastece com enfase ao extremismo recíproco enquanto desinforma com meias verdades as mentiras inteiras.Lula é um delinquente, um mercenário que saqueou o pais para beneficiar paises com seu viés ideológico.Já por sua vez bolsonaro é um mentiroso que se apoia nos bons costumes.e veladamente comete crimes contra a população do tipo reforma previdenciária e a entrega da petrobrás,desabastecimento, inflação descontrolada.Seu ministronamorado, paulo guedesbocadeveludo é quem manda no pais junto com o STF.Bolsonaro é só a vaca do presépio.Mas… voltando ao ponto de partida, o PT comete crimes de falsa bandeira.Vejam o caso de Celso Daniel.Petista assassinado pelo PT e outros que não me ocorrem agora.Embora pareça que tem um antagonismo aí,convém lembrar que ambos os líderes são serviçais da coroa britanica,do urso do leste europeu,da águia norte americana e do dragão chines.Na receita deste caldo também tem outro ingrediente, o cangaceiro ciro gomes .Nesta confusão propositada entra o distracionismo oferecido pela imprensa,novelas,futebol ,carnaval, e outras bugigangas.A conclusão é que só assume o poder quem está disposto a entregar nossas riquezas para os patifes do hemisfério norte enquanto o gigante dorme em berço explendido. Querendo ou não, o brasil foi colonia portugueza,foi império, foi república e hoje voltou a ser colonia, agora de banqueiros.O futuro já veio e já foi,passou e ninguém viu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.