Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado.

De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas que ia substituir os operadores de câmara humanos para câmaras controladas por Inteligência Artifical (IA).

O clube orgulhosamente anunciou que o novo “sistema Pixellot usa câmaras com tecnologia de rastreamento de bola IA embutido” e seria usado para capturar imagens em HD de todos os jogos em casa no Estádio Caledonian, que seriam transmitidos diretamente para as residências de portadores de bilhetes da atual temporada.

No entanto, no sábado passado, as câmaras IA enfrentaram um novo desafio que não tinha sido previsto: um fiscal de linha com cabeça calva.

A câmara IA pareceu confundir a careca do homem com a bola durante grande parte do jogo, balançando repetidamente para trás para seguir o bandeirinha em vez do jogo real.

Muitos telespetadores reclamaram que perderam o golo da sua equipa porque a câmara “pensava que a careca era a bola” – e alguns até sugeriram que o clube teria de fornecer ao fiscal de linha uma touca ou chapéu.

Sem adeptos permitidos no estádio devido às restrições da covid-19, os fãs do Inverness Caledonian Thistle FC e os seus adversários, Ayr United, só puderam assistir pelas câmaras e, portanto, foram presenteados principalmente com a visão da cabeça do bandeirinha em vez do jogo que estava a ocorrer fora das câmaras.

A tecnologia de reconhecimento de objetos poderia fazer um pequeno ajuste – ou o clube poderia realmente ter de implementar uma nova política e obrigar árbitros carecas a usar um chapéu para se diferenciar da bola.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …