Há caixas com dinheiro espalhadas por Lisboa (e têm segundas intenções)

Caixas pretas em forma de um smartphone, com um logo misterioso e notas de 20 euros e 50 euros no seu interior, estão a ser encontradas por cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa. Uma “experiência social” ou uma campanha de marketing?

A iniciativa é promovida por uma tal de Snoopos que numa página do Instagram refere que “a sorte ataca por todo o mundo”, revelando fotografias com as misteriosas caixas com dinheiro em diversas cidades nos continentes europeu, americano, asiático e na Oceania.

As caixas de metal pretas e prateadas, em forma de um smartphone, com notas de 20 euros e de 50 euros no interior e o logotipo da Snoopos, já foram descobertas em Lisboa, mas também em Madrid (Espanha), Milão (Itália), Londres (Inglaterra), Copenhaga (Dinamarca), Sidney (Austrália), Quebec (Canadá) e Tóquio (Japão).

“Hoje a sorte bateu-lhe à porta”, é a mensagem que surge, em Inglês, no interior das caixas, a par do dinheiro, com a referência de que a pessoa que a encontrar “pode ficar com ela e com o tesouro que guarda”.

A Snoopos ainda promete duplicar o valor que vem na caixa a quem a fotografar com o número de série que contém e enviar a imagem para o Instagram e/ou o email box@snoopo.com. “A nossa equipa vai entrar em contacto consigo em breve e transferir-lhe o dinheiro”, promete-se.

No Instagram, há vários relatos de pessoas que já encontraram a caixa em Lisboa, nomeadamente no Terreiro do Paço e no Jardim da Estrela, como é o caso do utilizador Charlesmellostylist. Este brasileiro que se apresenta como personal stylist e que estará de visita à capital portuguesa, divulgou uma Instastorie onde aparece a mostrar como encontrou uma das caixas com 20 euros.

Noutra publicação divulgada no Instagram pelo utilizador Spgouveia10 mostra-se uma das caixas na Ribeira do Porto, com a ressalva de que “infelizmente, já não tinha nenhum tesouro“.

Contudo, não é certo que a caixa tenha sido deixada pela Snoopos no Porto, já que a marca divulga, antecipadamente, no perfil do Instagram as cidades onde vai colocar os objectos misteriosos e a Invicta não é mencionada em nenhuma das publicações.

Marketing ou uma “experiência social”?

A campanha pode ser puramente uma acção de marketing para promover uma app que será lançada brevemente, como se anuncia no Instagram da Snoopos.

Os media anunciam que esta app deve funcionar como uma espécie de caça ao tesouro em tempo real, um pouco à imagem da aplicação Pokémon Go, mas com o objectivo de descobrir dinheiro, vouchers de viagens e moedas.

Oficialmente, os responsáveis da ideia fecham-se em copas. Mas depois de a iniciativa ter despoletado a actuação dos esquadrões anti-bombas de Boston e Cambridge, nos EUA, onde o descobrimento das caixas foi visto como uma potencial ameaça, um elemento da Snoopos frisou que se trata de “uma experiência social” para “ver o que as pessoas fazem com dinheiro que não esperavam receber”.

“Lamentamos ter causado problemas, não era nossa intenção”, disse esta mesma fonte em declarações ao Universal Hub, um site de informação de Boston.

“Estamos a fazer uma experiência social por todo o globo em que estamos a dar dinheiro nestas caixas”, acrescenta a fonte do grupo que está, alegadamente, localizado em Roma. “O objectivo é descobrir o que é que as pessoas fazem com dinheiro que não teriam”, acrescenta este elemento.

Há muita gente que usa o dinheiro para gastar em pequenos prazeres, como jantar fora ou pagar umas bebidas num bar, conforme ilustram as diversas imagens publicadas no Instagram. Mas a fonte da Snoopos assegura que também há “pessoas a doar o dinheiro para caridade”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o que se pode lêr, trata-se de uma empresa alemã sediada em Düsseldorf (e não em Roma como indicado): https://snoopo.com/en/userAgreement.html
    Pelo que se pode ler, vai ser uma App idêntica ao Pokemon Go (inclusive está proibida a “caça” aos tesouros sem ser a pé) onde irá existir dinheiro, vouchers e dinheiro virtual da App… O dinheiro angariado poderá apenas ser creditado através do PayPal e a partir de um determinado montante… A App está prevista aparecer no final de Setembro… Vamos ver o que vai dar…

RESPONDER

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …