Há caixas com dinheiro espalhadas por Lisboa (e têm segundas intenções)

Caixas pretas em forma de um smartphone, com um logo misterioso e notas de 20 euros e 50 euros no seu interior, estão a ser encontradas por cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa. Uma “experiência social” ou uma campanha de marketing?

A iniciativa é promovida por uma tal de Snoopos que numa página do Instagram refere que “a sorte ataca por todo o mundo”, revelando fotografias com as misteriosas caixas com dinheiro em diversas cidades nos continentes europeu, americano, asiático e na Oceania.

As caixas de metal pretas e prateadas, em forma de um smartphone, com notas de 20 euros e de 50 euros no interior e o logotipo da Snoopos, já foram descobertas em Lisboa, mas também em Madrid (Espanha), Milão (Itália), Londres (Inglaterra), Copenhaga (Dinamarca), Sidney (Austrália), Quebec (Canadá) e Tóquio (Japão).

“Hoje a sorte bateu-lhe à porta”, é a mensagem que surge, em Inglês, no interior das caixas, a par do dinheiro, com a referência de que a pessoa que a encontrar “pode ficar com ela e com o tesouro que guarda”.

A Snoopos ainda promete duplicar o valor que vem na caixa a quem a fotografar com o número de série que contém e enviar a imagem para o Instagram e/ou o email box@snoopo.com. “A nossa equipa vai entrar em contacto consigo em breve e transferir-lhe o dinheiro”, promete-se.

No Instagram, há vários relatos de pessoas que já encontraram a caixa em Lisboa, nomeadamente no Terreiro do Paço e no Jardim da Estrela, como é o caso do utilizador Charlesmellostylist. Este brasileiro que se apresenta como personal stylist e que estará de visita à capital portuguesa, divulgou uma Instastorie onde aparece a mostrar como encontrou uma das caixas com 20 euros.

Noutra publicação divulgada no Instagram pelo utilizador Spgouveia10 mostra-se uma das caixas na Ribeira do Porto, com a ressalva de que “infelizmente, já não tinha nenhum tesouro“.

Contudo, não é certo que a caixa tenha sido deixada pela Snoopos no Porto, já que a marca divulga, antecipadamente, no perfil do Instagram as cidades onde vai colocar os objectos misteriosos e a Invicta não é mencionada em nenhuma das publicações.

Marketing ou uma “experiência social”?

A campanha pode ser puramente uma acção de marketing para promover uma app que será lançada brevemente, como se anuncia no Instagram da Snoopos.

Os media anunciam que esta app deve funcionar como uma espécie de caça ao tesouro em tempo real, um pouco à imagem da aplicação Pokémon Go, mas com o objectivo de descobrir dinheiro, vouchers de viagens e moedas.

Oficialmente, os responsáveis da ideia fecham-se em copas. Mas depois de a iniciativa ter despoletado a actuação dos esquadrões anti-bombas de Boston e Cambridge, nos EUA, onde o descobrimento das caixas foi visto como uma potencial ameaça, um elemento da Snoopos frisou que se trata de “uma experiência social” para “ver o que as pessoas fazem com dinheiro que não esperavam receber”.

“Lamentamos ter causado problemas, não era nossa intenção”, disse esta mesma fonte em declarações ao Universal Hub, um site de informação de Boston.

“Estamos a fazer uma experiência social por todo o globo em que estamos a dar dinheiro nestas caixas”, acrescenta a fonte do grupo que está, alegadamente, localizado em Roma. “O objectivo é descobrir o que é que as pessoas fazem com dinheiro que não teriam”, acrescenta este elemento.

Há muita gente que usa o dinheiro para gastar em pequenos prazeres, como jantar fora ou pagar umas bebidas num bar, conforme ilustram as diversas imagens publicadas no Instagram. Mas a fonte da Snoopos assegura que também há “pessoas a doar o dinheiro para caridade”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o que se pode lêr, trata-se de uma empresa alemã sediada em Düsseldorf (e não em Roma como indicado): https://snoopo.com/en/userAgreement.html
    Pelo que se pode ler, vai ser uma App idêntica ao Pokemon Go (inclusive está proibida a “caça” aos tesouros sem ser a pé) onde irá existir dinheiro, vouchers e dinheiro virtual da App… O dinheiro angariado poderá apenas ser creditado através do PayPal e a partir de um determinado montante… A App está prevista aparecer no final de Setembro… Vamos ver o que vai dar…

RESPONDER

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …