Há caixas com dinheiro espalhadas por Lisboa (e têm segundas intenções)

Caixas pretas em forma de um smartphone, com um logo misterioso e notas de 20 euros e 50 euros no seu interior, estão a ser encontradas por cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa. Uma “experiência social” ou uma campanha de marketing?

A iniciativa é promovida por uma tal de Snoopos que numa página do Instagram refere que “a sorte ataca por todo o mundo”, revelando fotografias com as misteriosas caixas com dinheiro em diversas cidades nos continentes europeu, americano, asiático e na Oceania.

As caixas de metal pretas e prateadas, em forma de um smartphone, com notas de 20 euros e de 50 euros no interior e o logotipo da Snoopos, já foram descobertas em Lisboa, mas também em Madrid (Espanha), Milão (Itália), Londres (Inglaterra), Copenhaga (Dinamarca), Sidney (Austrália), Quebec (Canadá) e Tóquio (Japão).

“Hoje a sorte bateu-lhe à porta”, é a mensagem que surge, em Inglês, no interior das caixas, a par do dinheiro, com a referência de que a pessoa que a encontrar “pode ficar com ela e com o tesouro que guarda”.

A Snoopos ainda promete duplicar o valor que vem na caixa a quem a fotografar com o número de série que contém e enviar a imagem para o Instagram e/ou o email box@snoopo.com. “A nossa equipa vai entrar em contacto consigo em breve e transferir-lhe o dinheiro”, promete-se.

No Instagram, há vários relatos de pessoas que já encontraram a caixa em Lisboa, nomeadamente no Terreiro do Paço e no Jardim da Estrela, como é o caso do utilizador Charlesmellostylist. Este brasileiro que se apresenta como personal stylist e que estará de visita à capital portuguesa, divulgou uma Instastorie onde aparece a mostrar como encontrou uma das caixas com 20 euros.

Noutra publicação divulgada no Instagram pelo utilizador Spgouveia10 mostra-se uma das caixas na Ribeira do Porto, com a ressalva de que “infelizmente, já não tinha nenhum tesouro“.

Contudo, não é certo que a caixa tenha sido deixada pela Snoopos no Porto, já que a marca divulga, antecipadamente, no perfil do Instagram as cidades onde vai colocar os objectos misteriosos e a Invicta não é mencionada em nenhuma das publicações.

Marketing ou uma “experiência social”?

A campanha pode ser puramente uma acção de marketing para promover uma app que será lançada brevemente, como se anuncia no Instagram da Snoopos.

Os media anunciam que esta app deve funcionar como uma espécie de caça ao tesouro em tempo real, um pouco à imagem da aplicação Pokémon Go, mas com o objectivo de descobrir dinheiro, vouchers de viagens e moedas.

Oficialmente, os responsáveis da ideia fecham-se em copas. Mas depois de a iniciativa ter despoletado a actuação dos esquadrões anti-bombas de Boston e Cambridge, nos EUA, onde o descobrimento das caixas foi visto como uma potencial ameaça, um elemento da Snoopos frisou que se trata de “uma experiência social” para “ver o que as pessoas fazem com dinheiro que não esperavam receber”.

“Lamentamos ter causado problemas, não era nossa intenção”, disse esta mesma fonte em declarações ao Universal Hub, um site de informação de Boston.

“Estamos a fazer uma experiência social por todo o globo em que estamos a dar dinheiro nestas caixas”, acrescenta a fonte do grupo que está, alegadamente, localizado em Roma. “O objectivo é descobrir o que é que as pessoas fazem com dinheiro que não teriam”, acrescenta este elemento.

Há muita gente que usa o dinheiro para gastar em pequenos prazeres, como jantar fora ou pagar umas bebidas num bar, conforme ilustram as diversas imagens publicadas no Instagram. Mas a fonte da Snoopos assegura que também há “pessoas a doar o dinheiro para caridade”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o que se pode lêr, trata-se de uma empresa alemã sediada em Düsseldorf (e não em Roma como indicado): https://snoopo.com/en/userAgreement.html
    Pelo que se pode ler, vai ser uma App idêntica ao Pokemon Go (inclusive está proibida a “caça” aos tesouros sem ser a pé) onde irá existir dinheiro, vouchers e dinheiro virtual da App… O dinheiro angariado poderá apenas ser creditado através do PayPal e a partir de um determinado montante… A App está prevista aparecer no final de Setembro… Vamos ver o que vai dar…

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …