Há caixas com dinheiro espalhadas por Lisboa (e têm segundas intenções)

Caixas pretas em forma de um smartphone, com um logo misterioso e notas de 20 euros e 50 euros no seu interior, estão a ser encontradas por cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa. Uma “experiência social” ou uma campanha de marketing?

A iniciativa é promovida por uma tal de Snoopos que numa página do Instagram refere que “a sorte ataca por todo o mundo”, revelando fotografias com as misteriosas caixas com dinheiro em diversas cidades nos continentes europeu, americano, asiático e na Oceania.

As caixas de metal pretas e prateadas, em forma de um smartphone, com notas de 20 euros e de 50 euros no interior e o logotipo da Snoopos, já foram descobertas em Lisboa, mas também em Madrid (Espanha), Milão (Itália), Londres (Inglaterra), Copenhaga (Dinamarca), Sidney (Austrália), Quebec (Canadá) e Tóquio (Japão).

“Hoje a sorte bateu-lhe à porta”, é a mensagem que surge, em Inglês, no interior das caixas, a par do dinheiro, com a referência de que a pessoa que a encontrar “pode ficar com ela e com o tesouro que guarda”.

A Snoopos ainda promete duplicar o valor que vem na caixa a quem a fotografar com o número de série que contém e enviar a imagem para o Instagram e/ou o email [email protected] “A nossa equipa vai entrar em contacto consigo em breve e transferir-lhe o dinheiro”, promete-se.



No Instagram, há vários relatos de pessoas que já encontraram a caixa em Lisboa, nomeadamente no Terreiro do Paço e no Jardim da Estrela, como é o caso do utilizador Charlesmellostylist. Este brasileiro que se apresenta como personal stylist e que estará de visita à capital portuguesa, divulgou uma Instastorie onde aparece a mostrar como encontrou uma das caixas com 20 euros.

Noutra publicação divulgada no Instagram pelo utilizador Spgouveia10 mostra-se uma das caixas na Ribeira do Porto, com a ressalva de que “infelizmente, já não tinha nenhum tesouro“.

Contudo, não é certo que a caixa tenha sido deixada pela Snoopos no Porto, já que a marca divulga, antecipadamente, no perfil do Instagram as cidades onde vai colocar os objectos misteriosos e a Invicta não é mencionada em nenhuma das publicações.

Marketing ou uma “experiência social”?

A campanha pode ser puramente uma acção de marketing para promover uma app que será lançada brevemente, como se anuncia no Instagram da Snoopos.

Os media anunciam que esta app deve funcionar como uma espécie de caça ao tesouro em tempo real, um pouco à imagem da aplicação Pokémon Go, mas com o objectivo de descobrir dinheiro, vouchers de viagens e moedas.

Oficialmente, os responsáveis da ideia fecham-se em copas. Mas depois de a iniciativa ter despoletado a actuação dos esquadrões anti-bombas de Boston e Cambridge, nos EUA, onde o descobrimento das caixas foi visto como uma potencial ameaça, um elemento da Snoopos frisou que se trata de “uma experiência social” para “ver o que as pessoas fazem com dinheiro que não esperavam receber”.

“Lamentamos ter causado problemas, não era nossa intenção”, disse esta mesma fonte em declarações ao Universal Hub, um site de informação de Boston.

“Estamos a fazer uma experiência social por todo o globo em que estamos a dar dinheiro nestas caixas”, acrescenta a fonte do grupo que está, alegadamente, localizado em Roma. “O objectivo é descobrir o que é que as pessoas fazem com dinheiro que não teriam”, acrescenta este elemento.

Há muita gente que usa o dinheiro para gastar em pequenos prazeres, como jantar fora ou pagar umas bebidas num bar, conforme ilustram as diversas imagens publicadas no Instagram. Mas a fonte da Snoopos assegura que também há “pessoas a doar o dinheiro para caridade”.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o que se pode lêr, trata-se de uma empresa alemã sediada em Düsseldorf (e não em Roma como indicado): https://snoopo.com/en/userAgreement.html
    Pelo que se pode ler, vai ser uma App idêntica ao Pokemon Go (inclusive está proibida a “caça” aos tesouros sem ser a pé) onde irá existir dinheiro, vouchers e dinheiro virtual da App… O dinheiro angariado poderá apenas ser creditado através do PayPal e a partir de um determinado montante… A App está prevista aparecer no final de Setembro… Vamos ver o que vai dar…

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …