Caixa de ferramentas viking com mil anos encontrada em fortaleza dinamarquesa

(dr) Danish Castle Center

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com mil anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com mil anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Uma caixa de ferramentas vikings com mil anos foi encontrada na Dinamarca, revelando um conjunto extraordinário de instrumentos de ferro que podem ter sido usados para fazer navios e casas.

As ferramentas foram encontradas numa misteriosa fortaleza em formato de anel em Borgring, na Dinamarca. Acredita-se que o famoso rei dinamarquês Haroldo I, do século X, tenha ordenado a sua construção.

Esse e outros quatro fortes semelhantes podem ter sido construídos em torno de 980 d.C., como postos militares para impor o governo de Haroldo “Dente Azul”, conforme era conhecido, enquanto introduzia o cristianismo na Dinamarca e em certas zonas da Suécia e Noruega.

Até agora, os arqueólogos encontraram pelo menos 14 ferramentas de ferro dentro de um único depósito de terra escavado na fortaleza. Os investigadores disseram ainda que restam apenas vestígios do baú de madeira que terá guardado as ferramentas.

Na época viking, o ferro era valioso na Dinamarca e a equipa acredita por isso que as ferramentas pertenciam a um artesão que trabalhava na fortaleza, até se desmoronar no final do século X.

Os arqueólogos estão a estudar os objetos, que se encontram muito enferrujados, mas já identificaram várias ferramentas sofisticadas, incluindo um conjunto de “brocas” usado para fazer buracos na madeira, um par de pinças ou alicates pequenos, um “prego” usado para prender tábuas de madeira, quatro elos de corrente cuidadosamente anexados a um anel de ferro, e um “draw-plate” para fazer fios de metal (que pode ter sido usado para fazer joias).

(dr) Thue C. Leibrandt

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo "Dente Azul" depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo “Dente Azul” depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg

A arqueóloga Nanna Holm, do Danish Castle Center em Vordingborg, e que está a liderar as escavações na fortaleza, afirma que esta é a primeira vez que um conjunto de ferramentas foi descoberto num local de trabalho viking.

“Esta não é uma descoberta comum”, explicou a cientista, citada pelo Live Science. “Não se encontram muitas ferramentas na Escandinávia e as que foram encontradas antes disso foram todas deixadas aos deuses num pântano”.

As novas ferramentas encontradas em Borgring são muito especiais porque foram descobertas onde o artesão terá trabalhado. O conteúdo da caixa fornece um raro vislumbre da vida profissional na era viking tardia.

Em primeiro lugar, a equipa escavou o depósito de terra onde se encontravam todas as ferramentas, um processo delicado que levou dois dias.

Depois, o pedaço de terra, ferrugem e ferro foi transportado para um hospital local, onde foi digitalizado através de uma tomografia computorizada. A análise revelou pelo menos 14 ferramentas de ferro, que foram escavadas para estudos com raios-X individuais.

A caixa é um achado importante para os arqueólogos, que vão realizar outras escavações em Borgring nos próximos três anos.

Este é o primeiro sinal de habitação humana nessa região. “Ainda não encontrámos nenhuma casa, mas agora temos provas de que havia pessoas aqui – espero que, no próximo ano, encontremos as suas residências”, afirma Holm.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …