Caixa de ferramentas viking com mil anos encontrada em fortaleza dinamarquesa

(dr) Danish Castle Center

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com mil anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com mil anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Uma caixa de ferramentas vikings com mil anos foi encontrada na Dinamarca, revelando um conjunto extraordinário de instrumentos de ferro que podem ter sido usados para fazer navios e casas.

As ferramentas foram encontradas numa misteriosa fortaleza em formato de anel em Borgring, na Dinamarca. Acredita-se que o famoso rei dinamarquês Haroldo I, do século X, tenha ordenado a sua construção.

Esse e outros quatro fortes semelhantes podem ter sido construídos em torno de 980 d.C., como postos militares para impor o governo de Haroldo “Dente Azul”, conforme era conhecido, enquanto introduzia o cristianismo na Dinamarca e em certas zonas da Suécia e Noruega.

Até agora, os arqueólogos encontraram pelo menos 14 ferramentas de ferro dentro de um único depósito de terra escavado na fortaleza. Os investigadores disseram ainda que restam apenas vestígios do baú de madeira que terá guardado as ferramentas.

Na época viking, o ferro era valioso na Dinamarca e a equipa acredita por isso que as ferramentas pertenciam a um artesão que trabalhava na fortaleza, até se desmoronar no final do século X.

Os arqueólogos estão a estudar os objetos, que se encontram muito enferrujados, mas já identificaram várias ferramentas sofisticadas, incluindo um conjunto de “brocas” usado para fazer buracos na madeira, um par de pinças ou alicates pequenos, um “prego” usado para prender tábuas de madeira, quatro elos de corrente cuidadosamente anexados a um anel de ferro, e um “draw-plate” para fazer fios de metal (que pode ter sido usado para fazer joias).

(dr) Thue C. Leibrandt

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo "Dente Azul" depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo “Dente Azul” depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg

A arqueóloga Nanna Holm, do Danish Castle Center em Vordingborg, e que está a liderar as escavações na fortaleza, afirma que esta é a primeira vez que um conjunto de ferramentas foi descoberto num local de trabalho viking.

“Esta não é uma descoberta comum”, explicou a cientista, citada pelo Live Science. “Não se encontram muitas ferramentas na Escandinávia e as que foram encontradas antes disso foram todas deixadas aos deuses num pântano”.

As novas ferramentas encontradas em Borgring são muito especiais porque foram descobertas onde o artesão terá trabalhado. O conteúdo da caixa fornece um raro vislumbre da vida profissional na era viking tardia.

Em primeiro lugar, a equipa escavou o depósito de terra onde se encontravam todas as ferramentas, um processo delicado que levou dois dias.

Depois, o pedaço de terra, ferrugem e ferro foi transportado para um hospital local, onde foi digitalizado através de uma tomografia computorizada. A análise revelou pelo menos 14 ferramentas de ferro, que foram escavadas para estudos com raios-X individuais.

A caixa é um achado importante para os arqueólogos, que vão realizar outras escavações em Borgring nos próximos três anos.

Este é o primeiro sinal de habitação humana nessa região. “Ainda não encontrámos nenhuma casa, mas agora temos provas de que havia pessoas aqui – espero que, no próximo ano, encontremos as suas residências”, afirma Holm.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …