É possível cair dentro de um vulcão ativo e sobreviver

Daniel Msirikale / Wikimedia

Ol Doinyo Lengai, a “Montanha de Deus no dialeto Maasai, vulcão ativo no norte da Tanzânia

O vulcão mais estranho do mundo fica na Tanzânia e chama-se Ol Doinyo Lengai, que significa “Montanha de Deus”, na língua Maasai. Quando entra em erupção, a sua lava é tão fria que é possível cair no seu interior e sobreviver.

A lava da Montanha de Deus não ultrapassa os 510°C, uma temperatura invulgar, muito abaixo do mínimo do basalto (1.000°C), um dos tipos de rocha mais comuns no planeta. É de facto tão fria que é quase de um tom negro, visto que o calor emitido não é suficiente para a tornar avermelhada.

Em 2007, durante uma expedição, um cidadão Maasai caiu numa cratera do vulcão com este tipo de lava. Segundo o IFLScience, o cidadão conseguiu escalar até à saída, apesar de um dos seus braços e as duas pernas terem ficado gravemente queimados e ter sido hospitalizado.

A sua viscosidade também é incrivelmente estranha. Devido à falta de cadeias moleculares de sílica que forma as estruturas da lava, esta flui como água, acabando por criar espécies de rios sinuosos e desce as encostas com muita facilidade.

A maioria da lava dos vulcões flui atrás de um planalto a uma velocidade que raramente excede os 10 km/h, o que significa que não é assim tão difícil simplesmente sairmos do caminho por onde a lava flui.

Mas no caso do vulcão Ol Doinyo Lengai, a viscosidade da sua lava permite-lhe facilmente alcançar a velocidade de um humano a passo de corrida. Felizmente, o vulcão raramente entra em erupção.

O tipo de lava que sai deste vulcão chama-se carbonatito. Ao contrário da maioria das lavas, que são baseadas em sílica e oxigénio, esta contém imensos elementos alcalinos, como sódio e cálcio, bem como quantidades significativas de dióxido de carbono dissolvido.

O ponto de fusão destas cadeias moleculares é bastante mais baixo do que qualquer outro tipo de lava com base de silicato, razão pela qual entra em erupção numa temperatura mais baixa do que o normal.

Esta combinação significa que, ocasionalmente, erupções de fogo com lava negra são ejetadas pelos céus, congelando a meio do trajeto, e partindo-se em pedaços que se acabam por afastar com o vento.

Este vulcão existe desde que o continente africano se estava a dividir e a “Montanha de Deus” se ergueu para preencher o espaço da divisão. Na verdade, existem alguns locais no mundo que têm vulcões com lava igual a esta, embora um terço destes vulcões existam no rift da África Oriental.

O vulcão nem sempre teve esta lava estranha, mas para a humanidade é bom que assim seja. Segundo a revista Wired, este tipo de lava contém muitos elementos raros, que são uma componente vital dos produtos eletrónicos atuais.

Na verdade, o Ol Doinyo Lengai não é ameaçador, mesmo quando entra em erupção de forma explosiva e produz uma nuvem de cinzas. A explosão mais recente ocorreu em 2008 e não causou problemas significativos. O vulcão, com 370.000 anos, é bastante útil para estudos de vulcanologia e arqueologia.

Muitos humanos ancestrais, e até mesmo alguns dos nossos antepassados evolucionários, há muito que passam por este vulcão. Sempre que entra em erupção explosiva, as cinzas que se espalham pela paisagem são pisadas pelos hominídeos que caminham sobre ela — e as suas pegadas são, frequentemente, preservadas por toda a eternidade.

  Tifany Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …