Os cães sobredotados parecem ter uma característica em comum

A pesquisa analisou tanto cães normais como sobredotados e concluiu que os animais mais inteligentes tendem a ser mais brincalhões.

Há um grupo muito raro de cães sobredotados que tem um talento particular para aprender rapidamente o nome de vários brinquedos e de se lembrar deles durante meses.

Um novo estudo publicado na Animal Cognition procurou perceber se estes cães sobredotados têm traços de personalidade especiais em comparação com os restantes cães.

A equipa analisou 21 cães especiais e 144 cães normais e concluiu que os donos dos cães dotados reportaram que os seus patudos eram mais brincalhões do que os restantes animais.

A raça mais usada no estudo foram os Border Collies porque a maioria dos cães dotados são desta raça. Com base nos questionários feitos aos donos, a brincadeira foi a única característica onde se notou uma diferença significativa entre os dois tipos de cães.

Os cientistas acreditam que este estudo pode desencadear mais investigações sobre a ligação entre a personalidade e o talento dos cães e qual a razão da correlação verificada nesta pesquisa.

Quando os cães sobredotados aprendem os nomes de itens múltiplos, isso geralmente acontece durante contextos sociais informais e com brincadeira à mistura. Ou seja, os cães mais brincalhões também têm mais oportunidades para aprender, já que estão sempre a brincar.

Os cães brincalhões também fazem contacto visual com os humanos mais rápido, outra característica que facilita a comunicação e os pode ajudar a aprender melhor, relata o Science Alert.

Os cientistas já têm várias hipóteses sobre o que pode explicar as diferenças. Primeiramente, é possível que alguns cães tenham uma maior predisposição genética para brincar mais, algo que os donos depois encorajam.

Alguns donos dos Border Collie também podem saber que esta raça é conhecida por ser brincalhona, encorajando estes comportamentos independentemente da predisposição do seu cão individual.

A equipa sugere esta hipóteses para mostrar que são precisos mais estudos que expliquem se é ser brincalhão que resulta de se ser mais dotado ou se vice-versa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.