Os cães têm ciclos de sono REM, tal como nós, em que é muito provável que tenham sonhos compostos com fragmentos do seu dia-a-dia, exactamente como os sonhos dos humanos.
São os nossos melhores amigos e os seus cérebros têm algumas parecenças com os nossos. Alguma vez viu o seu cão a mexer-se enquanto dorme? Pode ser que o seu companheiro de quatro patas estivesse a sonhar e, quem sabe, consigo.
Os ciclos de sono dos cães são parecidos com os dos humanos e esta semelhança tem levado a que os investigadores especulem que os sonhos dos cães sejam como os nossos, ou seja, que tenham a ver actividades do seu quotidiano.
Tal como nós, os cães têm ciclos de sono REM (Rapid Eye Movement, ou seja, Movimento Rápido dos Olhos) e não-REM e apesar de dormirem entre 12 e 14 horas por dia, os seus ciclos são muito mais curtos que os nossos, aponta o Science Focus da BBC.
Enquanto nós temos entre quatro e seis ciclos de 90 minutos por noite, os nossos amigos de quatro patas têm entre 15 e 20 ciclos nocturnos. O mais provável é que os sonhos dos cães incluam fragmentos da sua vida e enquanto seu dono, o seu animal de estimação também pode sonhar consigo. Dada a visão menos colorida dos cães, é também possível que os seus sonhos também sejam mais acinzentados.
De acordo com o especialista em cães Stanley Coren, que é também autor do livro Do Dogs Dream?, os nossos amigos de quatro patas de maior porte têm ciclos de sono mais longos, tendo um novo sonho a cada 90 minutos. Já os cães mais pequenos, têm sonhos mais pequenos e com maior frequência.
A hipótese de que os cães sonham partiu de um estudo dos professores do Massachusetts Institute of Technology Kenway Louie e Matthew Wilson, que avaliaram os neurónios no hipocampo dos ratos para perceberem o padrão de actividade neural durante o sono REM.
A investigação concluiu que os ratos se lembravam de experiências específicas enquanto dormem, ou seja, os ratos estavam a sonhar. Foram conseguidos resultados semelhantes nos gatos, pelo que se concluiu que os cães (e provavelmente todos os mamíferos) também devem sonhar.
Dado não serem tão criativos como nós, é pouco provável que os cães tenham pesadelos. Por isso, se estiver preocupado com a possibilidade do seu cão ter um pesadelo, acordá-lo é uma má ideia, visto que isso interrompe o seu ciclo de sono.