Cachalote morre com uma bola de lixo de 100 quilos no estômago

(dr) Smass

A “bola de lixo” encontrada no estômago do cachalote continha, entre outros, redes de pesca, corda, tiras para embalar caixas, sacos e copos de plástico.

O cachalote que deu à costa da ilha de Harris, na Escócia, tinha uma “bola de lixo” de 100 quilos no estômago, na qual se encontravam coisas como redes de pesca, corda, tiras para embalar caixas, sacos e copos de plástico, avança a BBC.

Embora os especialistas em baleias tenham afirmado que não é imediatamente claro se o lixo contribuiu para a morte deste animal, os locais que encontraram a carcaça na praia de Seilebost, na passada quinta-feira, afirmaram que este episódio destaca o grande problema da poluição marinha.

“Foi desesperadamente triste, especialmente quando vimos as redes de pesca e o lixo que saiu do seu estômago”, disse à BBC Dan Parry, que vive na localidade de Luskentyre.

“Caminhamos nestas praias quase todos os dias e trago sempre um saco para recolher lixo, a maior parte relacionada com a pesca. Não sabemos como vêm aqui parar, mas mostra a escala do problema que temos com a poluição marinha”, acrescenta.

Membros do Scotish Marine Animal Stransing Scheme (Smass), uma organização que investiga mortes de baleias e golfinhos, dissecaram o cachalote para tentar determinar a causa da sua morte.

“O animal não estava num estado de saúde particularmente mau, e mesmo sendo plausível que esta quantidade de lixo tenha sido um fator na sua morte, não conseguimos encontrar provas de que o lixo impactou ou bloqueou os intestinos”, disse o grupo no Facebook.

“Esta quantidade de plástico no estômago é horrível, deve ter comprometido a sua digestão e serve para demonstrar mais uma vez os perigos que o lixo marinho e os materiais de pesca que são descartados podem causar à vida marinha”.

A guarda costeira e trabalhadores do concelho das Ilhas Ocidentais ajudaram não só a examinar o cachalote, assim como a cavar um grande buraco na praia para enterrar o animal.

De acordo com a Smass, os relatos de baleias e golfinhos que vêm dar à costa na Escócia estão a aumentar. Em 2009 foram 204 animais, número que aumentou para 930 em 2018.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …