Militar espanhola denunciou assédio de capitão (e agora arrisca pena de prisão)

A militar espanhola, que acusou um capitão de assédio sexual, poderá agora enfrentar um mês de prisão porque o Exército considera a denúncia “infundada”.

De acordo com o El País, uma cabo espanhola, destacada em Ceuta, pode vir a pagar caro por ter denunciado um capitão por assédio sexual e laboral. O caso chegou ao Supremo Tribunal, que decidiu absolver o oficial por considerar que a denúncia era “infundada”.

Com base nesta sentença, o Exército acusa a militar de ter prestado “declarações falsas” e o instrutor que elaborou o castigo pede agora a sanção máxima de um mês de prisão. O jornal escreve que este responsável mostra ser “extraordinariamente duro” com a cabo.

Nas suas conclusões, apresentadas em março, o instrutor assegura que “foi provada a falsidade” das denúncias e acrescenta que estas estariam relacionadas com a tentativa da militar em ver “reconhecida a sua baixa médica”, com “total desprezo” pela imagem do capitão e “em detrimento da boa consideração que apresenta na sua unidade”.

De acordo com as denúncias da cabo, o oficial terá dito que estava sempre a observá-la e que gostaria de “estar com ela”. Depois, o capitão terá colocado uma mão no seu braço e outro na sua cintura, tendo esta rejeitado e afirmado que tinha namorado e que o relacionamento entre os dois era apenas profissional.

A partir desse momento, o capitão começou a assediá-la no trabalho, negando-lhe licenças e castigando-a. Segundo o jornal, a militar alega que esta situação lhe causou um transtorno depressivo e a levou a sofrer um aborto aos cinco meses de gravidez.

Desta forma, o instrutor considera que “a sanção económica de oito a 15 dias de multa não é suficiente, tendo em conta a gravidade das acusações e da inexorável lesão à boa reputação do capitão”, que teve de ver este assunto ser tratado na jurisdição militar.

O Supremo confirmou, em julho do ano passado, a absolvição do capitão, mas um dos magistrados votou contra, o que permitiu à militar apresentar recurso desta decisão.

Segundo este juiz, o tribunal não avaliou de forma adequada os dois relatórios periciais apresentados. Num deles, um coronel psiquiatra determinou taxativamente que a causa do transtorno psicológico estava relacionado com “o comportamento inapropriado do capitão”.  No outro documento, do Hospital Central da Defesa, é referido que os sintomas da cabo “podem ser compatíveis com uma situação de assédio“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …