Investigadores analisaram dados de quase 1300 mulheres e verificaram que o bem-estar humano está relacionado com o estado do cabelo.
O nível de stress de uma mulher pode ser avaliado através do seu cabelo, revela um estudo recente.
A investigação foi concretizada por cientistas do Instituto Nacional de Saúde Pública do México e da Universidade da Islândia.
Os investigadores analisaram dados de quase 1300 mulheres e verificaram que o bem-estar humano está relacionado com o estado do cabelo.
O estudo, publicado na revista científica PLOS Global Public Health, focou-se na pesquisa por biomarcadores do stress e na relação entre a concentração de cortisol nos fios de cabelo e o nível de stress nas pessoas.
Quase 900 mexicanas e 400 islandesas participaram de forma voluntária no estudo; a raiz do cabelo foi arrancada para esta investigação. Um questionário acompanhou o estudo.
Os especialistas queriam averiguar se o cortisol, a “hormona do stress”, poderia ser encontrada em grandes quantidades no cabelo de pessoas com stress; e, a partir daí, calcular as quantidades de cortisol relacionadas com altos níveis de stress.
E, de facto, a equipa reparou que há uma relação entre o stress em que as mulheres estavam e a quantidade de cortisol encontrada nos cabelos; mais stress, mais cortisol.
Ainda haverá estudos complementares mas os autores acreditam que este avanço vai permitir que, no futuro, os médicos poderão descobrir o nível de stress de uma pessoa através de um único fio de cabelo.