PJ faz buscas na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Denúncia levou a demissões

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Em causa contratos relacionados com a secção de Urbanismo da autarquia liderada pelo socialista Fernando Paulo Ferreira, que diz não conhecer o teor das buscas realizadas esta terça-feira.

A Polícia Judiciária (PJ) fez buscas na manhã desta terça-feira na Câmara de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, confirmaram à Lusa esta polícia e a autarquia.

Fonte da autarquia não revelou o motivo que levou a polícia a realizar as buscas, mas adiantou que as mesmas incidem em vários departamentos da Câmara, entre eles o Urbanismo e a Fiscalização, acrescentando que a autarquia está a colaborar com as autoridades. Fonte da PJ diz ainda que os serviços de fiscalização, de gestão financeira e de recursos humanos também foram visados.

O foco das buscas, realizadas no âmbito de um inquérito aberto pelo Ministério Público é, confirma a RTP, o departamento de Urbanismo. Peritos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção estiveram na autarquia a recolher documentação e material informático, à procura de contratos para análise posterior.

O autarca de Vila Franca de Xira ainda não reagiu às diligências, mas garante estar a colaborar com as autoridades. O socialista Fernando Paulo Ferreira disse ainda não saber o que motivou as buscas, segundo o Observador.

As buscas em causa terão origem num processo aberto há cerca de um ano, na sequência de uma denúncia contra a Gestão Urbanística da autarquia, alegadamente acompanhada de provas, de acordo com informação obtida pelo Público. A denúncia terá mesmo levado à saída de elementos desta estrutura.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.