A cada 4.5 dias, um buraco negro emite explosões de raios X. Já sabemos porquê

Sloan Digital Sky Survey

O sistema Ansky

O segredo para as explosões deste misterioso sistema de buracos negros pode estar no seu próprio disco.

Ansky, um sistema de buracos negros, emite poderosas explosões repetidas de raios X conehcidas como QPEs (erupções quasi-periódicas). Acontecem a cada 4.5 dias, duram aproximadamente 1 dia e meio, e têm intrigado os astrónomos. Mas a NASA pode ter finalmente decifrado a sua origem.

“Essas QPEs são fenómenos misteriosos e extremamente interessantes”, disse Joheen Chakraborty, estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, à SciTechDaily.

“Um dos aspetos mais intrigantes é a sua natureza quase periódica. Ainda estamos a desenvolver as metodologias e estruturas necessárias para compreender o que causa as QPEs, e as propriedades incomuns de Ansky estão a ajudar-nos a melhorar essas ferramentas”.

Agora, algumas pistas podem ter levado à explicação. “As propriedades extremas de Ansky podem ser devidas à natureza do disco em torno do seu buraco negro supermassivo“, disse a investigadora Lorena Hernández-García.

“Na maioria dos sistemas QPE, o buraco negro supermassivo provavelmente destrói uma estrela que passa, criando um pequeno disco muito próximo de si mesmo. No caso de Ansky, acreditamos que o disco é muito maior e pode envolver objetos mais distantes, criando os períodos de tempo mais longos que observamos”, continua.

A equipa que liderou o estudo publicado na The Astrophysical Journal este mês utilizou dados do NICER e do XMM-Newton para mapear a rápida evolução do material ejetado que impulsionava os QPEs observados com detalhes sem precedentes.

Estudos eletromagnéticos de QPEs ajudarão a melhorar os modelos desses sistemas antes do lançamento previsto da LISA em meados da década de 2030. “Vamos continuar observando Ansky enquanto pudermos”, disse Chakraborty. “Ainda estamos no início da compreensão dos QPEs. É um momento muito emocionante, porque há muito a aprender”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.