Astrónomos intrigados com buraco negro que “arrotou” anos depois de ter devorado uma estrela

M. Kornmesser / ESO

Um buraco negro devorou uma estrela de Outubro de 2018, mas misteriosamente começou a arrotar material apenas em Junho de 2021, o que está a intrigar os cientistas.

Já é conhecido que os buracos negros devoram tudo pelo seu caminho, incluindo estrelas que se aproximem demasiado. Mas um novo estudo publicado na The Astrophysical Journal detalha um fenómeno até agora nunca antes visto — um buraco negro “arrotou” material vários anos depois de ter comido uma estrela.

Quando uma estrela se aproxima demasiado de um buraco negro, a força gravitacional do buraco começa a sugá-la e dá origem a um evento conhecido como “espaguetificação“.

Estes momentos, que podem durar semanas ou meses, são identificados pelos cientistas devido aos sinais de luz e ondas de rádio que emitem.

Em Outubro de 2018, os cientistas detetaram um destes eventos a que chamaram AT2018hyz. No momento, não havia nada de particularmente notável com esta “espaguetificação” — uma pequena estrela com um décimo da massa do Sol estava a ser engolida por um buraco negro a 665 milhões de anos-luz de distância.

O fenómeno prolongou-se durante alguns meses sem nenhum detalhe especial.

No entanto, tudo mudou a Junho de 2021, quando o buraco negro subitamente “cuspiu” material da estrela e emitiu sinais de rádio que surpreenderam os astrónomos. É comum estes “arrotos” acontecerem nos dias ou semanas seguintes ao evento, não anos depois de a estrela ter sido devorada, relata a New Atlas.

“Isto apanhou-nos completamente de surpresa — ninguém nunca viu nada assim. É como se este buraco negro tivesse começado a arrotar abruptamente um monte de material da estrela que comeu há anos atrás”, explica Yvette Cendes, autora principal do estudo.

Estes arrotos são também bastante poderosos, com a equipa a calcular que o material cuspido viaja a cerca de metade da velocidade da luz, o que é cinco vezes mais rápido que a maioria destes fluxos.

Até agora, os astrónomos continuam sem saber o que causou estes arrotos anos depois do buraco negro comer a estrela.

Este não é o primeiro exemplo de um hábito “alimentar” caricato de um buraco negro que os cientistas detetam — já foi detetado um que comeu uma estrela aos poucos ao longo de 10 anos ou um outro que comia apenas uma camada da estrela de cada vez que esta passava por perto durante a sua órbita.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.