Bruno de Carvalho reage: “Se sou terrorista não posso estar em liberdade”

Tiago Petinga / Lusa

Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting

Bruno de Carvalho vai ser julgado por um total de 195 crimes, 97 de terrorismo. No Facebook, comentou a decisão judicial, acusando o juiz de ter cedido à opinião pública.

Esta sexta-feira, Bruno de Carvalho publicou um longo texto no Facebook em reação a decisão do juiz de instrução criminal Carlos Delca de levar a julgamento todos os 44 arguidos acusados pelo Ministério Público no caso do ataque à Academia de Alcochete, incluindo o antigo dirigente leonino, e de imputar a todos o crime de terrorismo.

Conseguiram! A minha vida está irremediavelmente destruída.” O ex-presidente do Sporting critica os 97 crimes de terrorismo de que é acusado, ironizando acerca do contraste entre a redução da medida de coação a que está sujeito (apresentações quinzenais) e a gravidade da acusação de que é objeto.

Num Estado de Direito real só se leva as pessoas a tribunal quando se tem a convicção, pelas provas produzidas, que a…

Publicado por Bruno de Carvalho em Sexta-feira, 2 de agosto de 2019

“Se sou terrorista, pior ainda, se sou o mandante de um acto de terrorismo, sendo assim o ‘terrorista chefe’, não posso estar em liberdade! Mais, não posso estar em liberdade e passar de apresentações diárias para apresentações quinzenais! Com um terrorista não se pode facilitar, não se pode contemplar, não se pode dar ‘regalias’”, escreve Bruno de Carvalho.

Admitindo a possibilidade de ser declarado culpado de todas as acusações, o ex-presidente dos leões critica a atuação da Justiça, afirmando que lhe foram “novamente negados princípios constitucionais fundamentais” e que a acusação avançou sem provas para o julgamento.

O Ministério Público acusa Bruno de Carvalho de ter sido o autor moral do ataque à academia de Alcochete, em maio do ano passado. Está em causa a ação de um grupo de adeptos do Sporting, afetos à claque Juventude Leonina, que entrou encapuzado no centro de treinos dos “leões” e agrediu vários jogadores e membros da equipa técnica.

Os crimes imputados a Bruno de Carvalho são os mesmos que foram assacados ao líder da claque da Juventude Leonina, Nuno Mendes, conhecido como “Mustafá”, e a Bruno Jacinto, que à data dos factos tinha as funções de oficial de ligação do Sporting aos adeptos. Mustafá está também acusado de um crime de tráfico de droga, permanecendo em prisão preventiva por esse motivo, escreve o Público.

Bruno de Carvalho deixou de estar obrigado a apresentar-se diariamente às autoridades, com a medida de coação a ser substituída por apresentações quinzenais. Ainda assim, juiz Carlos Delca manteve-lhe a caução de 70 mil euros que lhe tinha sido decretada.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma vida nunca está destruída. Estou convicto, que nunca cumprirá pena de prisão efectiva . Portanto, o Sr. Bruno tem toda a liberdade em arranjar emprego (seja no que for), basta inscrever-se no Centro de Emprego como qualquer Cidadão comum desempregado !….. Vá coragem!!!!….. mãos a obra!

  2. Faço minhas as palavras do sr. “atento”, dizendo ainda que se vier a cumprir uma pena efectiva, não é o fim do mundo, quantos e quantos não aproveitam a estadia, para tirarem uns cursos profissionais e cá fora tirarem partido desses mesmos, por isso não desanime caro Bruno

  3. Já devia estar condenado e preso. O que fez nos anos que esteve à frente do destino do Sporting merece ser considerado “terrorismo” e esses são vigiados dia e noite. Quando estamos à frente de qualquer instituição devemos dar exemplo o que lhe faltou e agora deve sofrer as consequências disso.

  4. É prendê-lo e o problema fica resolvido.
    Só eu sei, porque não fico em casa. La, la, la, la, la, la, Só eu sei, porque não fico em casa.

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …