A defesa do ambiente levou este sábado o britânico Simon Holliday a tornar-se o segundo nadador de longas distâncias a atravessar a foz do Delta do Rio das Pérolas até Macau, batendo por 10 minutos a marca de um nadador chinês.
Em 2005, Zhang Jian foi a primeira e, até hoje, única pessoa a atravessar a foz do Delta do Rio das Pérolas a nado tendo demorado 10 horas e meia, mais dez minutos do tempo gasto por Simon Holliday na travessia de hoje.
A prova, num total de 35 quilómetros e feita em nome do ambiente, nomeadamente para divulgar e promover a consciência dos problemas ambientais causados pelo plástico nos oceanos, começou às 05:00 na ilha de Lantau, em Hong Kong, tendo terminado na praia de Hac Sá, na ilha de Coloane, em Macau, a meio da tarde.
No final da prova, Simon Holliday confessou alguns “momentos difíceis” com muitos barcos na água, alforrecas e “água pouco agradável para nadar”.
“Mantive a cabeça em baixo e continuei”, disse salientando o “excelente trabalho” da equipa que o acompanhou nesta aventura que permitiu angariar 200.00 dólares de Hong Kong para a associação Ocean Recovery Alliance, e para o seu projeto em que oito artistas vão produzir placas para alertarem as pessoas a não atirarem resíduos nos esgotos de rua já que estes, por vezes, fluem para o mar.
Questionado sobre o que pretendia fazer após a prova, Simon Holliday disse ainda que se queria sentar e beber uma cerveja.
/Lusa