Boris Johnson ilibado em processo onde era acusado de ter mentido durante campanha do Brexit

BackBoris2012 / Flickr

O ex-mayor de Londres e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Boris Johnson ganhou hoje um recurso no Supremo Tribunal de Londres para bloquear um processo onde era acusado de ter mentido durante a campanha do referendo para o Brexit.

Boris Johnson, que não esteve presente na audiência, interpôs um recurso para impedir esse processo, que uma juíza do tribunal de magistrados de Westminster tinha aceite na semana passada por entender que devia responder pela acusação de má conduta no desempenho de um cargo público.

Os seus advogados denunciaram a ação judicial como tendo “motivação política” e negaram que tenha existido conduta imprópria ou desonesta.

Durante a campanha para o referendo, fez campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2016, afirmando que o país pagava 350 milhões de libras (394 milhões de euros) por semana a Bruxelas, dinheiro que devia ser aplicado no serviço nacional de saúde. Segundo dados da Comissão Europeia, o Reino Unido pagou em média cerca de 135 milhões de libras (152 milhões de euros) por semana entre 2010 e 2014.

O processo contra Johnson parte de uma recolha de fundos online – através de uma plataforma de crowdfunding – e foi lançado pelo empresário Marcus Bell, de 29 anos. Conseguiu angariar 200 mil libras para financiar a acusação.

Boris Johnson, ex-presidente da câmara de Londres e antigo chefe da diplomacia britânica, é o favorito para suceder a Theresa May, que deixou a liderança do Partido Conservador esta sexta-feita, e consequentemente do governo britânico. Há, atualmente, 11 candidatos à sucessão da primeira-ministra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo esclarece: pausa de Natal nas escolas terá os mesmos 11 dias

O Ministério da Educação esclareceu que as férias de Natal do próximo ano letivo terão os mesmos 11 dias de 2018/2019, depois de o calendário escolar para 2019/2020 ter revelado uma interrupção de quase três …

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …