/

Boris Johnson recebeu 250 mil euros da CNN Portugal

Tolga Akmen / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na Downing Street.

A CNN Portugal pagou cerca de 245 mil euros a Boris Johnson para que este estivesse presente no jantar do primeiro aniversário do canal televisivo.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi pago mais de um milhão de libras para marcar presença em apenas quatro conferências desde que saiu de Downing Street, incluindo 215 mil libras (cerca de 245 mil euros) da CNN Portugal, o canal de notícias da TVI.

O pagamento da CNN Portugal é referente à sua participação no jantar que assinalou o primeiro aniversário do canal televisivo, no dia 21 de Novembro, em Lisboa. Boris foi convidado para falar sobre a guerra na Ucrânia e o seu efeito na política internacional.

As outras fontes de rendimento de Johnson incluem uma intervenção perante a firma de aconselhamento de investimentos Centerview, em Nova Iorque, que lhe rendeu 277 mil libras, 261 mil libras do jornal indiano Hindustan Times e 276 mil libras que recebeu de correctores de seguros, escreve o The Guardian.

Em todos estes eventos, Boris teve ainda direito a transporte, alimentação e alojamento, para si e para  todos os seus assessores.

Desta forma, Johnson não cumpri as regas do Acoba (Advisory Committee on Business Appointments), que definem que o deveria esperar três meses para começar a ser pago por outros trabalhos após deixar a chefia do Governo.

Esta não é a primeira vez que Boris Johnson faz isto, tendo já não declarado que estava a ser pago pela sua coluna de opinião no Daily Telegraph quando abandonou o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O ex-chefe do Governo também aceitou mais de 40 mil libras do Lord Anthony Bamford e da sua esposa, Lady Carole Bamford — que estão na lista dos 300 maiores milionários do mundo e são doadores recorrentes do partido Conservador — sob a forma de alojamento grátis em suites VIP, depois de sair de Downing Street e mudar-se para Chequers em Setembro.

Os Bamfords também já tinham contribuído com mais de 23 800 libras para as celebrações do casamento de Boris Johnson no Verão.

Estas informações constam do último registo de interesses da Câmara dos Comuns. A declaração também revelou que Rishi Sunak recebeu mais três doações para a sua campanha de novembro para a liderança do Partido Conservador.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.