Polícia suspeita da existência de um “bombista em série” em Austin

Stephen Spillman / EPA

“Estamos claramente a lidar com o que acreditamos ser um bombista em série”, referem as autoridades. Só este mês, quatro bombas explodiram em Austin, no Texas.

Segundo a polícia e os agentes federais, a bomba que explodiu em Austin, Texas, estava ligada a um detonador por um fio quase invisível. Esta descoberta mostra “um nível de sofisticação mais elevado” e demonstra que os ataques são aleatórios, em vez de atacarem alguém em particular, referem as autoridades.

A descoberta do detonador, naquela que é a quarta explosão este mês, fez aumentar o clima de tensão e medo em Austin. De acordo com o Jornal de Notícias, as autoridades locais insistem em alertar a população para que não mexa em pacotes desconhecidos e para que as pessoas tenham atenção a objetos deixados em locais públicos.

“Estamos muito preocupados que, com detonadores, uma criança possa estar a caminhar no passeio e toque em algo”, disse um responsável do FBI, Christopher Combs.

O caso está a ser investigado pela polícia local e estatal e centenas de agentes federais, e existe inclusivamente uma recompensa de 115 mil dólares para informação que conduza ao autor dos ataques. Entre os possíveis motivos que as autoridades estão a estudar, incluem-se terrorismo doméstico ou crime de ódio.

Brian Manley, chefe da polícia de Austin, referiu que “estamos claramente a lidar com o que acreditamos ser um bombista em série, neste momento”, apontando semelhanças entre as quatro explosões.

Nos primeiros três ataques, as vítimas eram negras ou hispânicas enquanto que neste último ambos os feridos são brancos. Os três primeiros aconteceram no leste da cidade e o último no oeste de Austin. Estas diferenças dificultam a identificação de um padrão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.