/

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

1

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias.

“Na fase inicial da infeção, o vírus está concentrado principalmente no nariz, boca, garganta e laringe, o que explicaria a sua grande capacidade de contágio quando é expelido em grandes concentrações pelo nariz e pela boca, ao falar, tossir ou espirrar”, disse o médico periodontista Miguel Carasol, que é também coordenador dos grupos de trabalho da Sociedade Espanhola de Periodontologia (SEPA), em entrevista à Infosalus.

Reconhecendo que os cientistas estão gradualmente a conhecer a doença provocada por este vírus (covid-19), o especialista frisa que, a nível oral, a sua presença foi detetada na saliva e na língua, onde existem muitos recetores aos quais se ancora o vírus.

Por isso, defende Carasol, “manter uma boca saudável e ter uma higiene oral adequada, incluindo a escovar da língua (…) é muito importante para diminuir a carga viral”.

“É evidente que não impedirá a infeção pelo vírus, mas quanto menor for a presença [do vírus] no organismo, e quanto mais saudável [for o corpo], melhor poderão atuar as defesas. São medidas que se somam à lavagem frequente das mãos ou ao uso de máscaras individuais de proteção”, completou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em Portugal, morreram 1.614 pessoas das 43.897 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

1 Comment

  1. Ora aí está uma coisa em que ninguém fala e ninguém recomenda , mas talvez seja o segredo da abelha para não se deixar infetar! Lavar muito bem a boca incluindo língua e também a garganta onde se alojam bactérias, evitando que elas sigam mais percurso. Gargarejar a garganta sobretudo quando tiver estado perto de outras pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.