Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias.

“Na fase inicial da infeção, o vírus está concentrado principalmente no nariz, boca, garganta e laringe, o que explicaria a sua grande capacidade de contágio quando é expelido em grandes concentrações pelo nariz e pela boca, ao falar, tossir ou espirrar”, disse o médico periodontista Miguel Carasol, que é também coordenador dos grupos de trabalho da Sociedade Espanhola de Periodontologia (SEPA), em entrevista à Infosalus.

Reconhecendo que os cientistas estão gradualmente a conhecer a doença provocada por este vírus (covid-19), o especialista frisa que, a nível oral, a sua presença foi detetada na saliva e na língua, onde existem muitos recetores aos quais se ancora o vírus.

Por isso, defende Carasol, “manter uma boca saudável e ter uma higiene oral adequada, incluindo a escovar da língua (…) é muito importante para diminuir a carga viral”.

“É evidente que não impedirá a infeção pelo vírus, mas quanto menor for a presença [do vírus] no organismo, e quanto mais saudável [for o corpo], melhor poderão atuar as defesas. São medidas que se somam à lavagem frequente das mãos ou ao uso de máscaras individuais de proteção”, completou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em Portugal, morreram 1.614 pessoas das 43.897 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora aí está uma coisa em que ninguém fala e ninguém recomenda , mas talvez seja o segredo da abelha para não se deixar infetar! Lavar muito bem a boca incluindo língua e também a garganta onde se alojam bactérias, evitando que elas sigam mais percurso. Gargarejar a garganta sobretudo quando tiver estado perto de outras pessoas.

RESPONDER

Horta, piscina e quarto para a ama. O que querem os europeus ricos numa casa de férias após a quarentena

Com a chegada do coronavírus, os europeus com mais posses perceberam que as casas de férias são o refúgio perfeito para passar a quarentena. Casas em lugares tranquilos e perto da Natureza são os principais …

Tuk-tuks parados com a pandemia: “Tem sido um bocado complicado”

São como as formigas: trabalham de verão para guardar para o inverno. A analogia é feita por um condutor de tuk-tuk, operadores de animação turística cujo setor assistiu a uma “destruição massiva” do posto de …

Estudar com vista para o mar. Resort no México quer reinventar o ensino à distância

Estudar nem sempre é divertido. Mas a coisa muda de figura quando o podemos fazer num resort de luxo, no México, com vista para o mar, piscinas e gelados. De acordo com o site Business Insider, …

Migrantes que destruíram equipamentos no Aeroporto do Porto ficam em prisão preventiva

Os 11 marroquinos que na quinta-feira destruíram equipamentos no centro de acolhimento temporário no aeroporto do Porto vão ficar em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte do Serviço de estrangeiros e Fronteiras (SEF). Segundo a …

Crewlink e Ryanair não estão a declarar tudo à Segurança Social

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) Diogo Dias afirma que vários tripulantes da Ryanair estão a apresentar queixas-crime contra a empresa por falhas nas declarações à Segurança Social. “Vários …

Canadá autorizou quatro pacientes terminais a usar cogumelos mágicos

Quatro canadianos com cancros incuráveis receberam permissão para usar psilocibina para os ajudar a lidar com o sofrimento psicológico e emocional associado à doença. De acordo com o site IFLScience, a psilocibina, geralmente encontrada em cogumelos …

PSD chama ministra da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento

O PSD vai chamar as ministras da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento, para Ana Mendes Godinho explicar a situação num lar de Reguengos de Monsaraz, e Marta Temido falar sobre o plano de …

Pentágono cria unidade para investigar OVNIs

O Pentágono anunciou esta sexta-feira a criação de uma unidade encarregue de estudar objetos voadores não identificados (OVNIs) que vai-se focar em detetar possíveis manobras de espionagem realizadas por adversários dos Estados Unidos. Com a criação …

O distanciamento físico evitou 600.000 casos de covid-19 nos Estados Unidos

O distanciamento físico decretado pelo Governo evitou que 600.000 casos de covid-19 nos Estados Unidos, concluiu uma nova investigação levada a cabo por médicos do Massachusetts General Hospital (MGH). De acordo com o novo estudo, cujos …

Ventura promete “maior marcha alguma vez vista” contra antirracismo em Évora

O líder demissionário e recandidato do Chega anunciou este sábado que vai organizar a “maior marcha alguma vez vista em Portugal” contra o discurso “hipócrita” do antirracismo, o qual considera “esconder a corrupção”, em setembro …