Blatter e dois ex-dirigentes deram bónus a si mesmos de 71 milhões de euros

Ennio Leanza / EPA

O presidente da FIFA,  Joseph Blatter

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter

A FIFA informou as autoridades suíças que o ex-presidente Joseph Blatter e dois antigos dirigentes de topo, Jérôme Valcke e Markus Kattner, desenvolveram um “esforço coordenado” que lhes permitiu receber 71 milhões de euros nos últimos cinco anos.

O anúncio da FIFA surge um dia depois de o Ministério Público da Suíça ter apreendido vários documentos e material informático durante buscas realizadas na sede da instituição, em Zurique, no âmbito do escândalo de corrupção.

“As evidências parecem revelar um esforço coordenado dos três antigos dirigentes de cúpula da FIFA para enriquecerem através de aumentos salariais anuais, bónus do Campeonato do Mundo e outros incentivos, no total de mais de 79 milhões de francos suíços [71 milhões de euros]”, disse Bill Burck, da empresa de advogados responsável pela auditoria interna.

Entre eles encontra-se Joseph Blatter, ex-presidente da organização que regula o futebol mundial e que recentemente foi banido da modalidade por oito anos, juntamente com Michel Platini, ex-presidente da UEFA.

A FIFA disse que já informou a justiça helvética das descobertas da investigação que está a conduzir e que o fará em breve às autoridades norte-americanas, indicando que “alguns contratos contêm disposições que parecem violar a legislação suíça”.

O comunicado emitido hoje pelo Ministério Público informa que “no seguimento na investigação em curso à FIFA […], foram efetuadas buscas na sede da FIFA, com o objetivo de confirmar indícios existentes e recolher novas informações”.

As autoridades judiciais suíças limitaram-se a precisar que foram apreendidos documentos e material informático, mas uma porta-voz da FIFA adiantou que o principal alvo das buscas foi o gabinete do alemão Markus Kattner, ex-diretor financeiro e secretário-geral adjunto da instituição.

Kattner, que chegou a substituir interinamente o francês Jérôme Valcke, na sequência da suspensão imposta ao antigo secretário-geral da FIFA, foi despedido no mês passado, com o organismo a alegar que o alemão recebeu bónus no valor de milhões de dólares relativos a contratos que escondeu do organismo.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …