Bitcoin poderá colocar em risco a estabilidade financeira, avisa vice-governador do Banco de Inglaterra

Os ativos criptográficos como a Bitcoin estão a evoluir tão rapidamente que se estão a tornar mais uma ameaça potencial para o sistema financeiro global, advertiu o vice-governador do Banco de Inglaterra, Jon Cunliffe.

“Sobre a questão da Bitcoin, e outros ativos criptográficos, e do seu valor, a minha opinião é que não são neste momento um risco para a estabilidade financeira“, disse Jon Cunliffe, em declarações à BBC Radio 4, esta segunda-feira.

“Mas [as criptomoedas] estão a crescer muito rapidamente e estão a tornar-se mais integradas no (…) sistema financeiro tradicional”, acrescentou.

“Portanto, o ponto em que representam um risco está a aproximar-se e penso que os reguladores e legisladores precisam de pensar muito bem sobre o assunto“, advertiu ainda.

De acordo com dados da CoinGecko, escreve o Markets Insider, os ativos criptográficos explodiram em popularidade e a sua capitalização total de mercado aumentou de 463,4 mil milhões de dólares, há um ano, para 2,8 triliões de dólares hoje em dia. Mas os reguladores ainda estão a trabalhar no desenvolvimento de regras para supervisionar o espaço em evolução.

Cunliffe já tinha alertado para o que poderia acontecer se a volatilidade tipicamente elevada das criptomoedas se repercutisse nos mercados tradicionais e, em outubro, disse ser plausível uma queda nos mercados criptográficos. No mesmo mês, o Fundo Monetário Internacional advertiu também sobre os perigos da especulação excessiva sobre ativos aparentemente estáveis.

Segundo o vice-governador do Banco de Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), o banco central do Reino Unido começou a encontrar formas de gerir riscos em finanças descentralizadas, onde as transações entre pares na cadeia de bloqueio prestam serviços financeiros sem um intermediário entre banco ou corretor.

O BoE começou a falar com a indústria financeira e empresas de tecnologia para descobrir se deve emitir a sua própria moeda criptográfica, uma libra digital apelidada de “Britcoin”. Mas é pouco provável que a moeda digital do banco central seja lançada até 2025.

De qualquer forma, Cunliffe considera que a moeda digital do banco central poderia “ancorar e manter unido o nosso sistema monetário”.

“A forma como vivemos e a forma como fazemos as nossas transações está sempre a mudar. As nossas vidas estão a tornar-se mais digitais. E, à medida que isso acontece, a forma como utilizamos o dinheiro e o dinheiro que mantemos muda”, disse.

“A questão é se o público em geral — empresas, famílias — deveria realmente ter a opção de utilizar e ter o dinheiro mais seguro, que é o dinheiro do Banco de Inglaterra, na sua vida quotidiana”, continuou.

Cunliffe salientou ainda que os projetos de dinheiro digital de empresas como o Facebook, cuja libra estável é agora conhecida como Diem, ainda não são uma preocupação para os reguladores dos Estados Unidos.

“Há propostas de novos atores que não são bancos, incluindo algumas das grandes plataformas tecnológicas, para virem ao mundo e emitirem o seu próprio dinheiro”, disse.

“Mas penso que essas propostas ainda não existem em grande escala. Por isso, penso que não estamos aqui atrás da curva no que diz respeito à regulação e gestão dos ativos criptográficos”, concluiu.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.