Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na “marcha da justiça”

Yauhen Yerchak / EPA

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso.

Em todo o país, foram detidos 442 manifestantes que participavam na “marcha da justiça”, que, segundo a imprensa local, só na capital juntou cerca de 50 mil pessoas,  número inferior ao registado em domingos anteriores.

De acordo com o Ministério, em Minsk foram detidas 226 pessoas, e foram contabilizados um total de 20 mil manifestantes em 24 protestos não autorizados em todo o país.

As manifestações ao domingo sucedem-se desde as eleições presidenciais de 9 de agosto, que deram a vitória a Alexander Lukashenko, que se encontra no poder há 26 anos – o que é contestado pela oposição e não é reconhecido pela União Europeia.

As 442 detenções de domingo juntam-se às 430 realizadas no sábado, numa manifestação de mulheres. As detenções, frequentemente associadas a brutalidade policial, segundo a oposição e organizações de defesa dos direitos humanos, ascendem a vários milhares de pessoas desde o início da crise.

Nos primeiros três dias de protestos a seguir às eleições foram detidas 6 mil pessoas. A seguir, o número de detenções baixou, voltando a aumentar nas últimas semanas, elevando-se agora a 10 mil desde o início dos protestos.

A repressão policial fez por outro lado seis mortos e centenas de feridos, segundo a oposição.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.