Benfica vence Atlético em Madrid

Alberto Martin / EPA

Gonçalo Guedes marcou o golo da vitória do Benfica em Madrid

Gonçalo Guedes marcou o golo da vitória do Benfica em Madrid

Um Benfica personalizado, e novamente com Gaitán em destaque, deu hoje um passo ‘gigante’ rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo no terreno do Atlético Madrid, por 2-1, no grupo C.

No Estádio Vicente Calderón, depois de ficar em desvantagem, devido a um remate certeiro do argentino Correa, aos 23 minutos, os campeões portugueses deram a volta ao marcador, com Gaitán a empatar primeiro, aos 36, e depois a assistir Gonçalo Guedes, aos 51.

Com este resultado, o Benfica assumiu a liderança do grupo C com seis pontos, mais três do que o Atlético de Madrid, segundo classificado, e cinco do que Galatarasay e Astana.

Os ‘encarnados’ também fizeram história ao impor o primeiro desaire caseiro do Atlético Madrid na Liga dos Campeões desde que é treinado por Diego Simeone. O técnico argentino tinha o registo de nove vitórias e dois empates no Calderón.

Apesar de ter sofrido algum ‘sufoco’ nos momentos iniciais, como até era esperado, a formação de Rui Vitória acabou depois por realizar uma partida com grande personalidade e confiança, não só com Nico Gaitan a destacar-se, mas também o guarda-redes Júlio César, que esteve imbatível na segunda parte, e a ala direita formada pelos ‘jovens’ Nélson Semedo e Gonçalo Guedes.

Logo aos seis minutos, Jonas deixou um primeiro aviso ao guardião Oblak (ex-Benfica), mas a partir daí o Atlético de Madrid, vice-campeão europeu, tomou conta da partida, embora sem grande criatividade na zona ofensiva.

Jackson Martinez e Griezmann, também por causa da organização ‘encarnada’, mostraram-se muito abaixo do que é habitual, sobretudo o colombiano, que em Madrid ainda não demonstrou o que fez nas três últimas temporadas no FC Porto.

Praticamente no primeiro remate à baliza, os ‘colchoneros’ chegaram à vantagem, com Correa a aparecer solto na área benfiquista e a ‘fuzilar’ Júlio César, aos 23 minutos.

Esta acabou por ser a fase mais difícil do Benfica na partida, já que, depois do golo sofrido, a equipa de Rui Vitória desconjuntou-se e deu mais espaço aos jogadores rivais, com Jackson a ter quase uma mão cheia de oportunidade para marcar, mas a falhar sempre na finalização.

Um pouco contra a corrente do jogo, aos 36 minutos, o Benfica acabou por chegar ao empate, num lance que devolveu nova confiança à formação lisboeta.

Nélson Semedo, que deu muito nas vistas no Vicente Calderón, subiu pela direita, cruzou e Gaitán, de primeira e com muita classe, não deu hipóteses a Oblak.

No arranque da segunda parte, a equipa de Rui Vitória até apareceu mais recuada no terreno, mas logo no primeiro contra-ataque acabou por resolver a partida, num lance com a genialidade de Gaitán, a classe de Jonas e uma excelente concretização de Gonçalo Guedes, aos 51 minutos.

O extremo argentino, que partiu com a bola controlada ainda bem dentro do meio-campo, tabelou com Jonas e depois assistiu o extremo de 18 anos, que festejou pela primeira vez um golo na ‘Champions’.

A partir daí entrou em cena Júlio César, que defendeu tudo o que tinha para defender, sobretudo aos 58 minutos, com duas intervenções seguidas de grande qualidade.

O bloco defensivo do Benfica mostrou-se coeso até final da partida e qualquer falha foi sempre resolvida pelo guardião brasileiro de 36 anos, que fez lembrar as exibições realizadas em 2009/2010, na altura quando venceu a competição com o Inter de Milão, de José Mourinho.

Mesmo com uma postura, logicamente, mais defensiva, o Benfica nunca desistiu do contra-ataque e, em várias ocasiões, Jonas e Gonçalo Guedes podiam ter ficado na ‘cara’ de Oblak, acabando o conjunto ‘encarnado’ por falhar apenas no último passe.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …