Benfica vence Atlético em Madrid

Alberto Martin / EPA

Gonçalo Guedes marcou o golo da vitória do Benfica em Madrid

Gonçalo Guedes marcou o golo da vitória do Benfica em Madrid

Um Benfica personalizado, e novamente com Gaitán em destaque, deu hoje um passo ‘gigante’ rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo no terreno do Atlético Madrid, por 2-1, no grupo C.

No Estádio Vicente Calderón, depois de ficar em desvantagem, devido a um remate certeiro do argentino Correa, aos 23 minutos, os campeões portugueses deram a volta ao marcador, com Gaitán a empatar primeiro, aos 36, e depois a assistir Gonçalo Guedes, aos 51.

Com este resultado, o Benfica assumiu a liderança do grupo C com seis pontos, mais três do que o Atlético de Madrid, segundo classificado, e cinco do que Galatarasay e Astana.

Os ‘encarnados’ também fizeram história ao impor o primeiro desaire caseiro do Atlético Madrid na Liga dos Campeões desde que é treinado por Diego Simeone. O técnico argentino tinha o registo de nove vitórias e dois empates no Calderón.

Apesar de ter sofrido algum ‘sufoco’ nos momentos iniciais, como até era esperado, a formação de Rui Vitória acabou depois por realizar uma partida com grande personalidade e confiança, não só com Nico Gaitan a destacar-se, mas também o guarda-redes Júlio César, que esteve imbatível na segunda parte, e a ala direita formada pelos ‘jovens’ Nélson Semedo e Gonçalo Guedes.

Logo aos seis minutos, Jonas deixou um primeiro aviso ao guardião Oblak (ex-Benfica), mas a partir daí o Atlético de Madrid, vice-campeão europeu, tomou conta da partida, embora sem grande criatividade na zona ofensiva.

Jackson Martinez e Griezmann, também por causa da organização ‘encarnada’, mostraram-se muito abaixo do que é habitual, sobretudo o colombiano, que em Madrid ainda não demonstrou o que fez nas três últimas temporadas no FC Porto.

Praticamente no primeiro remate à baliza, os ‘colchoneros’ chegaram à vantagem, com Correa a aparecer solto na área benfiquista e a ‘fuzilar’ Júlio César, aos 23 minutos.

Esta acabou por ser a fase mais difícil do Benfica na partida, já que, depois do golo sofrido, a equipa de Rui Vitória desconjuntou-se e deu mais espaço aos jogadores rivais, com Jackson a ter quase uma mão cheia de oportunidade para marcar, mas a falhar sempre na finalização.

Um pouco contra a corrente do jogo, aos 36 minutos, o Benfica acabou por chegar ao empate, num lance que devolveu nova confiança à formação lisboeta.

Nélson Semedo, que deu muito nas vistas no Vicente Calderón, subiu pela direita, cruzou e Gaitán, de primeira e com muita classe, não deu hipóteses a Oblak.

No arranque da segunda parte, a equipa de Rui Vitória até apareceu mais recuada no terreno, mas logo no primeiro contra-ataque acabou por resolver a partida, num lance com a genialidade de Gaitán, a classe de Jonas e uma excelente concretização de Gonçalo Guedes, aos 51 minutos.

O extremo argentino, que partiu com a bola controlada ainda bem dentro do meio-campo, tabelou com Jonas e depois assistiu o extremo de 18 anos, que festejou pela primeira vez um golo na ‘Champions’.

A partir daí entrou em cena Júlio César, que defendeu tudo o que tinha para defender, sobretudo aos 58 minutos, com duas intervenções seguidas de grande qualidade.

O bloco defensivo do Benfica mostrou-se coeso até final da partida e qualquer falha foi sempre resolvida pelo guardião brasileiro de 36 anos, que fez lembrar as exibições realizadas em 2009/2010, na altura quando venceu a competição com o Inter de Milão, de José Mourinho.

Mesmo com uma postura, logicamente, mais defensiva, o Benfica nunca desistiu do contra-ataque e, em várias ocasiões, Jonas e Gonçalo Guedes podiam ter ficado na ‘cara’ de Oblak, acabando o conjunto ‘encarnado’ por falhar apenas no último passe.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …