Benfica vence Atlético em Madrid

Alberto Martin / EPA

Gonçalo Guedes marcou o golo da vitória do Benfica em Madrid

Gonçalo Guedes marcou o golo da vitória do Benfica em Madrid

Um Benfica personalizado, e novamente com Gaitán em destaque, deu hoje um passo ‘gigante’ rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo no terreno do Atlético Madrid, por 2-1, no grupo C.

No Estádio Vicente Calderón, depois de ficar em desvantagem, devido a um remate certeiro do argentino Correa, aos 23 minutos, os campeões portugueses deram a volta ao marcador, com Gaitán a empatar primeiro, aos 36, e depois a assistir Gonçalo Guedes, aos 51.

Com este resultado, o Benfica assumiu a liderança do grupo C com seis pontos, mais três do que o Atlético de Madrid, segundo classificado, e cinco do que Galatarasay e Astana.

Os ‘encarnados’ também fizeram história ao impor o primeiro desaire caseiro do Atlético Madrid na Liga dos Campeões desde que é treinado por Diego Simeone. O técnico argentino tinha o registo de nove vitórias e dois empates no Calderón.

Apesar de ter sofrido algum ‘sufoco’ nos momentos iniciais, como até era esperado, a formação de Rui Vitória acabou depois por realizar uma partida com grande personalidade e confiança, não só com Nico Gaitan a destacar-se, mas também o guarda-redes Júlio César, que esteve imbatível na segunda parte, e a ala direita formada pelos ‘jovens’ Nélson Semedo e Gonçalo Guedes.

Logo aos seis minutos, Jonas deixou um primeiro aviso ao guardião Oblak (ex-Benfica), mas a partir daí o Atlético de Madrid, vice-campeão europeu, tomou conta da partida, embora sem grande criatividade na zona ofensiva.

Jackson Martinez e Griezmann, também por causa da organização ‘encarnada’, mostraram-se muito abaixo do que é habitual, sobretudo o colombiano, que em Madrid ainda não demonstrou o que fez nas três últimas temporadas no FC Porto.

Praticamente no primeiro remate à baliza, os ‘colchoneros’ chegaram à vantagem, com Correa a aparecer solto na área benfiquista e a ‘fuzilar’ Júlio César, aos 23 minutos.

Esta acabou por ser a fase mais difícil do Benfica na partida, já que, depois do golo sofrido, a equipa de Rui Vitória desconjuntou-se e deu mais espaço aos jogadores rivais, com Jackson a ter quase uma mão cheia de oportunidade para marcar, mas a falhar sempre na finalização.

Um pouco contra a corrente do jogo, aos 36 minutos, o Benfica acabou por chegar ao empate, num lance que devolveu nova confiança à formação lisboeta.

Nélson Semedo, que deu muito nas vistas no Vicente Calderón, subiu pela direita, cruzou e Gaitán, de primeira e com muita classe, não deu hipóteses a Oblak.

No arranque da segunda parte, a equipa de Rui Vitória até apareceu mais recuada no terreno, mas logo no primeiro contra-ataque acabou por resolver a partida, num lance com a genialidade de Gaitán, a classe de Jonas e uma excelente concretização de Gonçalo Guedes, aos 51 minutos.

O extremo argentino, que partiu com a bola controlada ainda bem dentro do meio-campo, tabelou com Jonas e depois assistiu o extremo de 18 anos, que festejou pela primeira vez um golo na ‘Champions’.

A partir daí entrou em cena Júlio César, que defendeu tudo o que tinha para defender, sobretudo aos 58 minutos, com duas intervenções seguidas de grande qualidade.

O bloco defensivo do Benfica mostrou-se coeso até final da partida e qualquer falha foi sempre resolvida pelo guardião brasileiro de 36 anos, que fez lembrar as exibições realizadas em 2009/2010, na altura quando venceu a competição com o Inter de Milão, de José Mourinho.

Mesmo com uma postura, logicamente, mais defensiva, o Benfica nunca desistiu do contra-ataque e, em várias ocasiões, Jonas e Gonçalo Guedes podiam ter ficado na ‘cara’ de Oblak, acabando o conjunto ‘encarnado’ por falhar apenas no último passe.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …