/

Benfica, FC Porto e Sporting gastaram mais de 156 milhões em comissões a empresários

Bendoni communication / Wikimedia

O super-agente Jorge Mendes

Nas últimas quatro temporadas, Benfica, FC Porto e Sporting gastaram mais de 156 milhões de euros em comissões a intermediários e empresas de agenciamento durante o período de transferências de jogadores.

Os números são avançados esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias, que cita dados da Federação Portuguesa de Futebol.

Entre os “três grandes”, o Benfica foi o clube que gastou mais em comissões: 79,6 milhões de euros. Este custo acentuou-se na contratação de jogadores para a temporada 2016/17, dado que os “encarnados” passaram dos 10 para os 30 milhões de euros despendidos para cobrar empresários e agências.

Nas duas temporadas seguintes os gastos foram caindo: 21,6 milhões de euros em 2017/2018 e 17,9 milhões na última temporada.

Depois do Benfica segue-se o FC Porto na lista: a equipa azul e branca gastou 42,7 milhões de euros nos últimos quatro anos em custos para intermediários, ultrapassando apenas em 2018/2019 – época em que gastou mais nos últimos quatro anos – a marca dos 15 milhões de euros gastos

Por sua vez, o Sporting ocupa o terceiro lugar desta lista, tendo pagado 33,8 milhões de euros em comissões para as transferências de jogadores que realizou desde 2015.

Só na última temporada, o V. Guimarães gastou três milhões de euros mais do que o rival Sporting de Braga (1,1 milhões) – o quarto mais gastador em comissões no futebol português nos últimos quatro anos 11,4 milhões. Só em 2018/2019, o Moreirense, Portimonense e Feirense não registam qualquer valor cobrado em comissões.

A eurodeputada socialista Ana Gomes recorreu ao Twitter para reagir a estes números, observando que vai enviar uma “cartinha” ao Governo a pedir esclarecimentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.