//

Benfica e FC Porto obrigados a incluir mais mulheres nas suas administrações

1

Estela Silva, António Cotrim / Lusa

A partir de 1 de janeiro de 2020, a lei passou a exigir que as empresas cotadas em bolsa tenham, pelo menos, 33,3% de administradores de género sub-representado – que, em todos os casos, é o sexo feminino. Apesar de algumas já o fazerem, ainda há muitas que não o fazem. 

Assim, a SAD do Benfica e a do FC Porto vão ter de incluir mais mulheres na sua administração. De acordo com o Jornal de Negócios, estes dois exemplos são referidos porque ambos têm assembleias eletivas este ano. O FC Porto vai a fotos já em abril. Já o Benfica tem eleições agendadas para o segundo semestre de 2020.

A listas de outras empresas que vão ter de regularizar a sua situação ainda é extensa. Nela, surgem nomes como a Altri, Ramada, Cofina, Sonaecom, CTT, Grão-Pará, Salvador Caetanos e Reditus. No rol das cumpridoras surge a Corticeira Amorim, a Pharol, a Flexdeal, a Glintt, a Inapa e a Merlin.

Até esta nova atualização, era apenas requerida uma representação de 20% que o Sporting só passou a cumprir recentemente. O clube tinha tido eleições em 2018, mas só no passado mês de outubro é que regularizou a situação ao incluir Maria Biléu Sancho e Sara Sequeira na sua administração, medida que não só quebrou o limite dos 20% como também cumpre os novos 33,3%.

Em declarações ao Jornal de Negócios, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) diz que “tem vindo a acompanhar casos de alegado incumprimento do regime, encontrando-se a par das situações identificadas no sentido de aferir as medidas aplicáveis, em caso de não sanção voluntária”. Foi ainda explicado que, antes de serem aplicadas coimas serão lançadas repreensões.

ZAP //

 

 

1 Comment

  1. no mínimo rídiculo!

    não sei como é que as mulheres aceitam este tipo de quotas, é a mesma coisa que as estar a rebaixar, isto sim é discriminação, pq no fundo estão a dizer, bom temos de ter aqui um certo número de mulheres sejam elas competentes ou não para aqui estar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.