/

Benfica e Sporting jogam para a semana na China: uma recordação de Salazar no dia da Liberdade

Facebook / Sporting e Benfica de Macau

Sporting e Benfica de Macau, dois clubes da primeira divisão

O colonialismo deixou as suas marcas numa região a vários milhares de quilómetros de nós. Ainda se cantam por águias e leões em Macau.

Não é humor: Sporting e Benfica defrontaram-se no passado dia 4 de abril, com um resultado 4-0 a favor dos encarnados. O Sporting está em último lugar na classificação, mas é bem longe daqui… na China. Que brincadeira é esta?

Antes que denuncie o ZAP por “fake news”, é preciso ter algum contexto: existe mesmo um Benfica e um Sporting… na região autónoma de Macau. Já parece mais credível?

Ora, o Benfica de Macau, conhecido localmente por 澳門賓菲加, tem as suas origens num período cinzento de Portugal — o colonialismo. Não contente com a sua influência no território africano, António de Oliveira Salazar decidiu decidiu “exportar” para Macau, agora território chinês, um dos seus grandes orgulhos: o futebol. E colou: ainda hoje o futebol é o desporto com mais adeptos na região autónoma chinesa.

Foi assim que, em 1951, surgiu a casa do Sport Lisboa e Benfica em Macau. Até ao início dos anos 90, o clube participava na liga de futebol de Macau e em torneios juvenis, segundo o próprio site do clube.

Mas foi já depois de Portugal entregar Macau à China, em dezembro de 1999 (o culminar de um longo processo que começou com o 25 de abril), que o clube começou a somar mais títulos. Em 2008, houve uma reestruturação do clube, que desde então já venceu campeonatos por 5 vezes consecutivas e 3 Taças de Macau, — é uma das equipas de futebol com mais títulos de Macau.

O Benfica de Macau conta atualmente com 4 jogadores de nacionalidade portuguesa: o guarda-redes Rui Oliveira, o defesa Rafael Fidalgo, o médio Filipe Pereira e o avançado Miguel Rocha.

No dia 25 de abril, este histórico clube, vencedor da Liga Elite (a principal) do ano passado, vai defrontar o clube MUST IPO. No dia da Liberdade, recorda-se assim a influência que Portugal teve outrora nesta região, inclusive na sua cultura e no desporto.

Também o Sporting Clube de Macau, ou 士砵亭, tem uma história semelhante. E neste caso ainda é mais antiga. Tudo começou em 1926, ainda antes da ditadura, quando a filial foi criada. No entanto, só ganhou grande força em 1951, recorda a página Wiki Sporting, quando foi reavivada e começou a ganhar destaque em Macau.

Mas foi só em 2008, à semelhança do Benfica, que o clube começou a ganhar mais e mais protagonismo. Em 2014, o clube ascendeu à primeira divisão, e por lá tem andado, ainda que este ano se encontre no último lugar da Liga Elit, em que foi campeão apenas uma vez, em 1991.

No dia 27 de abril, o clube procura um nova esperança num jogo contra o Cheng Fung, com a ajuda de um jogador português: o médio Fernandinho.

Resta saber como se cantam os hinos clássicos em chinês. Para ficarmos com uma ideia, “camisolas berrantes” escreve-se 华丽的毛衣 e lê-se “Huálì de máoyī”, e se quiser cantar “o mundo sabe que” deve dizer “Quán shìjiè dōu zhīdào”, ou 全世界都知道. Mas as cores são as mesmas, e as águias e os leões ainda cantam bem alto do outro lado do mundo.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.