Bebidas quentes tornam as pessoas mais amigáveis

Com o inverno a chegar e as temperaturas a diminuir, a população consume mais bebidas quentes para aquecer. No entanto, vários estudos revelam que o simples ato de segurar numa chávena de café ou de chá também torna as pessoas mais generosas e amigáveis.

Segundo um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA por investigadores da Universidade de Colorado, as experiências de calor físico (ou frio) aumentam o sentimento de calor ou frio interpessoal, sem a consciência da pessoa desta influência.

Os especialistas realizaram um teste no qual ofereceram uma chávena de café quente ou fria a 41 pessoas e depois, foi-lhes pedido que avaliassem uma pessoa desconhecida.

Os participantes que seguravam na chávena quente classificaram a “pessoa-alvo” como tendo uma personalidade mais generosa e confiável. Já os que tinham uma bebida fria qualificaram o indivíduo de forma oposta.

As próprias pessoas que obtiveram a bebida quente também ficaram mais generosas e menos propensas a exibir um comportamento considerado egoísta.

Num segundo estudo, os investigadores ofereceram almofadas terapêuticas quentes e frias aos participantes. Mais uma vez, 54% dos indivíduos que receberam a almofada quente afirmaram que escolheriam o produto como presente para um amigo, contrariamente às pessoas que tinham uma almofada fria (25%).

O neuro-cientista Daniel Glaser afirmou, num artigo publicado no The Guardian, que as pessoas que ingerem algo açucarado também têm mais probabilidade de descrever uma pessoa positivamente.

Sendo assim, quando convidar um amigo com uma personalidade difícil para sua casa não se esqueça de lhe oferecer um chá bem quentinho e um chocolate.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …