Bebidas quentes tornam as pessoas mais amigáveis

Com o inverno a chegar e as temperaturas a diminuir, a população consume mais bebidas quentes para aquecer. No entanto, vários estudos revelam que o simples ato de segurar numa chávena de café ou de chá também torna as pessoas mais generosas e amigáveis.

Segundo um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA por investigadores da Universidade de Colorado, as experiências de calor físico (ou frio) aumentam o sentimento de calor ou frio interpessoal, sem a consciência da pessoa desta influência.

Os especialistas realizaram um teste no qual ofereceram uma chávena de café quente ou fria a 41 pessoas e depois, foi-lhes pedido que avaliassem uma pessoa desconhecida.

Os participantes que seguravam na chávena quente classificaram a “pessoa-alvo” como tendo uma personalidade mais generosa e confiável. Já os que tinham uma bebida fria qualificaram o indivíduo de forma oposta.

As próprias pessoas que obtiveram a bebida quente também ficaram mais generosas e menos propensas a exibir um comportamento considerado egoísta.

Num segundo estudo, os investigadores ofereceram almofadas terapêuticas quentes e frias aos participantes. Mais uma vez, 54% dos indivíduos que receberam a almofada quente afirmaram que escolheriam o produto como presente para um amigo, contrariamente às pessoas que tinham uma almofada fria (25%).

O neuro-cientista Daniel Glaser afirmou, num artigo publicado no The Guardian, que as pessoas que ingerem algo açucarado também têm mais probabilidade de descrever uma pessoa positivamente.

Sendo assim, quando convidar um amigo com uma personalidade difícil para sua casa não se esqueça de lhe oferecer um chá bem quentinho e um chocolate.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …