Batman vs Valência FC. DC Comics luta pelo seu icónico morcego

A DC Comics continua a travar uma luta com o Valência FC, na qual disputa o seu icónico morcego. A editora norte-americana, proprietária dos direitos do Batman, apresentou uma nova queixa contra o clube de futebol espanhol, apontado as semelhanças do seu logótipo com o do mítico super-herói.

Na nova queixa, a DC dirige-se por escrito ao Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), manifestando-se contra o logótipo projetado pelo clube da cidade espanhola de Valência na comemoração do seu 100.º aniversário, que se assinalou nesta segunda-feira, 18 de março.

A resposta do Valência FC não tardou. De acordo com o clube espanhol, a organização usa o pequeno morcego como ícone antes do super-herói da DC nascer e, por isso, a organização desportiva garante que não removerá o morcego do seu escudo.

“Não vamos deixar de usar o morcego porque a DC Comics o diz. Não há nenhuma marca comercial que tenha exclusividade mundial em morcegos”, disse um porta voz da SAD do clube em declarações ao jornal El Confidencial. “Quando este clube jogava com um morcego ao peito, os Estados Unidos estavam a perseguir bisontes”, atirou.

Já em 2004, a DC Comics tinha apresentado com uma queixa semelhante contra o clube. Na época, a editora norte-americana alegava que o logótipo do clube tinha uma forte semelhança com o logótipo que é ostentado pelo Batman, impedindo que o clube espanhol adquirisse os direitos exclusivos sobre a imagem.

A luta subiu agora de tom com a imagem do centenário do clube espanhol. Tendo em conta que o clube espanhol nasceu em 1919 e o super-herói apareceu pela primeira vez numa revista da DC em 1939 – vinte anos depois – a editora pode precisar valer-se de advogados com super-poderes para vencer esta luta.

SA, ZAP //

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Com um pouco de sorte (ou azar)… a DC ainda poderia era ter de mudar o Logo do Batman por este ser semelhante ao do clube… porque, lá está, afinal quem estaria protegido por antiguidade seria mesmo o clube e não a DC…

    • Pois é, Mas esta malta manhosa dos business vale-se da legislação que regula as ‘patentes’ e como eles devem ter registado a patente de imagem e o Valência nunca se preocupou com isso. (para aí nos últimos 10 ou 15 anos, quando começou, outra vez a ser interessante o Batman).
      Infelizmente, verão se o Valência não vai ter que gastar uma pipa de massa em advogados e custas para resolver isto.

      • Sendo a DC uma empresa Americana.. suponho que eles tenham mesmo de ter advogados com super-poderes.. até porque a Lei de CopyRight Americana é pela sua natureza automática e não exige um pré-registo.. bastando em caso de litígio apresentar provas de que o “trabalho” foi feito por eles em data anterior.. coisa que me parece já bem explícito.

        Se fosse coisa fácil e directa.. já em 2004 o problema tinha ficado resolvido com a DC em vantagem, mas isso não aconteceu.. e por algum motivo foi!

        Mas lá está… nestas coisas é tudo muito incerto..

  2. Sei não. Mas esse pessoal frescos de empresas parece crianças brigando por desenho. O morcego do Valência nem lembra o da dc. O do time lembra mais um V no centro. Não acho isso justo. Com o valência. Eu nao compro mais coisa da Dc.

  3. Os caras da DC têm demência kklkkk pensei que só a Warner fazia merda , o clube usa a logo há mais de 100 anos , quero saber se o morcego é batente única da DC.kkk

  4. Esse negócio de propriedade intelectual é a maior aberração já criada. Com isso a gente vê essas bizarrices em que pessoas acham que tem direito exclusivo de uso comercial sobre figuras genéricas como um morcego.

  5. Vou organizar com alguns amigos, aparecer no próximo jogo do Valência fantasiados de Batman. A DC vai enlouquecer.

  6. O próximo que a DC comics irá processar deverá ser a bacardi que já tem 157 anos e a seguir irão processar a natureza pela criação do animal morcego.

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …