Batman vs Valência FC. DC Comics luta pelo seu icónico morcego

A DC Comics continua a travar uma luta com o Valência FC, na qual disputa o seu icónico morcego. A editora norte-americana, proprietária dos direitos do Batman, apresentou uma nova queixa contra o clube de futebol espanhol, apontado as semelhanças do seu logótipo com o do mítico super-herói.

Na nova queixa, a DC dirige-se por escrito ao Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), manifestando-se contra o logótipo projetado pelo clube da cidade espanhola de Valência na comemoração do seu 100.º aniversário, que se assinalou nesta segunda-feira, 18 de março.

A resposta do Valência FC não tardou. De acordo com o clube espanhol, a organização usa o pequeno morcego como ícone antes do super-herói da DC nascer e, por isso, a organização desportiva garante que não removerá o morcego do seu escudo.

“Não vamos deixar de usar o morcego porque a DC Comics o diz. Não há nenhuma marca comercial que tenha exclusividade mundial em morcegos”, disse um porta voz da SAD do clube em declarações ao jornal El Confidencial. “Quando este clube jogava com um morcego ao peito, os Estados Unidos estavam a perseguir bisontes”, atirou.

Já em 2004, a DC Comics tinha apresentado com uma queixa semelhante contra o clube. Na época, a editora norte-americana alegava que o logótipo do clube tinha uma forte semelhança com o logótipo que é ostentado pelo Batman, impedindo que o clube espanhol adquirisse os direitos exclusivos sobre a imagem.

A luta subiu agora de tom com a imagem do centenário do clube espanhol. Tendo em conta que o clube espanhol nasceu em 1919 e o super-herói apareceu pela primeira vez numa revista da DC em 1939 – vinte anos depois – a editora pode precisar valer-se de advogados com super-poderes para vencer esta luta.

SA, ZAP //

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Com um pouco de sorte (ou azar)… a DC ainda poderia era ter de mudar o Logo do Batman por este ser semelhante ao do clube… porque, lá está, afinal quem estaria protegido por antiguidade seria mesmo o clube e não a DC…

    • Pois é, Mas esta malta manhosa dos business vale-se da legislação que regula as ‘patentes’ e como eles devem ter registado a patente de imagem e o Valência nunca se preocupou com isso. (para aí nos últimos 10 ou 15 anos, quando começou, outra vez a ser interessante o Batman).
      Infelizmente, verão se o Valência não vai ter que gastar uma pipa de massa em advogados e custas para resolver isto.

      • Sendo a DC uma empresa Americana.. suponho que eles tenham mesmo de ter advogados com super-poderes.. até porque a Lei de CopyRight Americana é pela sua natureza automática e não exige um pré-registo.. bastando em caso de litígio apresentar provas de que o “trabalho” foi feito por eles em data anterior.. coisa que me parece já bem explícito.

        Se fosse coisa fácil e directa.. já em 2004 o problema tinha ficado resolvido com a DC em vantagem, mas isso não aconteceu.. e por algum motivo foi!

        Mas lá está… nestas coisas é tudo muito incerto..

  2. Sei não. Mas esse pessoal frescos de empresas parece crianças brigando por desenho. O morcego do Valência nem lembra o da dc. O do time lembra mais um V no centro. Não acho isso justo. Com o valência. Eu nao compro mais coisa da Dc.

  3. Os caras da DC têm demência kklkkk pensei que só a Warner fazia merda , o clube usa a logo há mais de 100 anos , quero saber se o morcego é batente única da DC.kkk

  4. Esse negócio de propriedade intelectual é a maior aberração já criada. Com isso a gente vê essas bizarrices em que pessoas acham que tem direito exclusivo de uso comercial sobre figuras genéricas como um morcego.

  5. Vou organizar com alguns amigos, aparecer no próximo jogo do Valência fantasiados de Batman. A DC vai enlouquecer.

  6. O próximo que a DC comics irá processar deverá ser a bacardi que já tem 157 anos e a seguir irão processar a natureza pela criação do animal morcego.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …