Batman vs Valência FC. DC Comics luta pelo seu icónico morcego

A DC Comics continua a travar uma luta com o Valência FC, na qual disputa o seu icónico morcego. A editora norte-americana, proprietária dos direitos do Batman, apresentou uma nova queixa contra o clube de futebol espanhol, apontado as semelhanças do seu logótipo com o do mítico super-herói.

Na nova queixa, a DC dirige-se por escrito ao Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), manifestando-se contra o logótipo projetado pelo clube da cidade espanhola de Valência na comemoração do seu 100.º aniversário, que se assinalou nesta segunda-feira, 18 de março.

A resposta do Valência FC não tardou. De acordo com o clube espanhol, a organização usa o pequeno morcego como ícone antes do super-herói da DC nascer e, por isso, a organização desportiva garante que não removerá o morcego do seu escudo.

“Não vamos deixar de usar o morcego porque a DC Comics o diz. Não há nenhuma marca comercial que tenha exclusividade mundial em morcegos”, disse um porta voz da SAD do clube em declarações ao jornal El Confidencial. “Quando este clube jogava com um morcego ao peito, os Estados Unidos estavam a perseguir bisontes”, atirou.

Já em 2004, a DC Comics tinha apresentado com uma queixa semelhante contra o clube. Na época, a editora norte-americana alegava que o logótipo do clube tinha uma forte semelhança com o logótipo que é ostentado pelo Batman, impedindo que o clube espanhol adquirisse os direitos exclusivos sobre a imagem.

A luta subiu agora de tom com a imagem do centenário do clube espanhol. Tendo em conta que o clube espanhol nasceu em 1919 e o super-herói apareceu pela primeira vez numa revista da DC em 1939 – vinte anos depois – a editora pode precisar valer-se de advogados com super-poderes para vencer esta luta.

Sara Silva Alves SA, ZAP //

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Com um pouco de sorte (ou azar)… a DC ainda poderia era ter de mudar o Logo do Batman por este ser semelhante ao do clube… porque, lá está, afinal quem estaria protegido por antiguidade seria mesmo o clube e não a DC…

    • Pois é, Mas esta malta manhosa dos business vale-se da legislação que regula as ‘patentes’ e como eles devem ter registado a patente de imagem e o Valência nunca se preocupou com isso. (para aí nos últimos 10 ou 15 anos, quando começou, outra vez a ser interessante o Batman).
      Infelizmente, verão se o Valência não vai ter que gastar uma pipa de massa em advogados e custas para resolver isto.

      • Sendo a DC uma empresa Americana.. suponho que eles tenham mesmo de ter advogados com super-poderes.. até porque a Lei de CopyRight Americana é pela sua natureza automática e não exige um pré-registo.. bastando em caso de litígio apresentar provas de que o “trabalho” foi feito por eles em data anterior.. coisa que me parece já bem explícito.

        Se fosse coisa fácil e directa.. já em 2004 o problema tinha ficado resolvido com a DC em vantagem, mas isso não aconteceu.. e por algum motivo foi!

        Mas lá está… nestas coisas é tudo muito incerto..

  2. Sei não. Mas esse pessoal frescos de empresas parece crianças brigando por desenho. O morcego do Valência nem lembra o da dc. O do time lembra mais um V no centro. Não acho isso justo. Com o valência. Eu nao compro mais coisa da Dc.

  3. Os caras da DC têm demência kklkkk pensei que só a Warner fazia merda , o clube usa a logo há mais de 100 anos , quero saber se o morcego é batente única da DC.kkk

  4. Esse negócio de propriedade intelectual é a maior aberração já criada. Com isso a gente vê essas bizarrices em que pessoas acham que tem direito exclusivo de uso comercial sobre figuras genéricas como um morcego.

  5. Vou organizar com alguns amigos, aparecer no próximo jogo do Valência fantasiados de Batman. A DC vai enlouquecer.

  6. O próximo que a DC comics irá processar deverá ser a bacardi que já tem 157 anos e a seguir irão processar a natureza pela criação do animal morcego.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …