Banhos interditos na praia da Zambujeira do Mar devido a bactéria E.coli na água

landeicgn / Flickr

Praia da Zambujeira do Mar

A praia da Zambujeira do Mar, concelho de Odemira (Beja), está interdita a banhos, após ter sido detetada a presença da bactéria coliforme Escherichia coli (E.coli) na água, revelou a Capitania do Porto de Sines.

O comandante da Capitania do Porto de Sines, Rui Filipe, avançou à Lusa que, na quarta-feira, “cerca das 16:00”, “em contacto com a associação de nadadores-salvadores”, deu ordem para hastear a bandeira vermelha “para interditar os banhos naquela praia”.

A decisão foi tomada após a Capitania do Porto de Sines receber uma comunicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que, nas análises feitas na quarta-feira, tinha sido detetada “a bactéria E.coli na água”.

Por isso, foi içada a bandeira vermelha e “desaconselhados os banhos” na praia da Zambujeira do Mar, acrescentou o responsável.

“Os nadadores-salvadores pediram, de imediato, aos banhistas para saírem da água e a recomendação mantém-se”, explicou Rui Filipe, adiantando que, nesse mesmo dia, “foi feita a recolha de novas amostras” à água.

Até que as restrições sejam levantadas, os banhistas “podem permanecer no areal, mas os banhos estão totalmente desaconselhados”, frisou.

“Os nadadores-salvadores que estão presentes na praia vão efetuando as recomendações e informando os banhistas sobre a situação”, acrescentou o comandante, que disse desconhecer “a origem” da contaminação por concentração de coliformes fecais.

Além de hasteada a bandeira vermelha, foi “arreada a Bandeira Azul” atribuída a esta praia, “até que a situação esteja regularizada”, indicou.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.