Bangladesh acusa 16 pessoas após estudante ser queimada viva

(dr)

Nusrat Jahan Rafi

As autoridades do Bangladesh acusaram 16 pessoas pelo homicídio da estudante Nusrat Jahan Rafi, de 19 anos, queimada viva em abril. A jovem foi atacada depois de ter denunciado ser vítima de assédio sexual. O diretor da escola e alguns estudantes estão entre os acusados, arriscando a pena de morte.

Segundo informou o Público na quarta-feira, o diretor da madrassa (escola islâmica), Siraj Ud Doula, está detido desde que a estudante apresentou uma queixa contra si, acusando-o de assédio sexual.

Os procuradores a cargo do caso acreditam que a execução da jovem foi planeada e orquestrada pelo diretor a partir da prisão, com a ajuda de alguns associados que o visitaram algumas vezes. O plano original seria obrigar Nusrat Jahan Rafi a retirar as queixas, mas esta recusou, tendo então sido assassinada, escreveu a BBC.

O ataque aconteceu a 06 de abril, quando a jovem foi para a escola fazer os exames de final de ano. Assim que chegou à escola, foi encaminhada por uma colega até ao telhado do edifício – alegadamente porque uma amiga sua estava a ser maltratada.

Mas era uma emboscada: ao chegar ao telhado, foi encharcada em querosene por um grupo de pessoas de rosto tapado, que lhe atearam fogo de seguida. O objetivo seria fazer com que parecesse um suicídio.

Nesta quarta-feira, as autoridades de Feni (a pequena cidade onde a jovem vivia, a 160 quilómetros de Daca, capital do Brangladesh)​ acusaram formalmente 16 pessoas pelo seu homicídio – entre eles estudantes da madrassa e dois políticos locais, ambos do partido Liga Awani, com posições de relevo na escola.

Os procuradores pedem pena de morte para os acusados. De acordo com as autoridades citadas pela BBC, o diretor da escola já confessou ter pedido o assassinato da jovem.

A sua morte provocou uma onda de protestos no país asiático. A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, prometeu que todas as pessoas envolvidas no assassinato seriam levadas à justiça. “Nenhum dos culpados será poupado”, afirmou.

As queixas de assédio

A jovem estudante tinha acusado o diretor da escola de assédio sexual a 27 de março. De acordo com a estudante, o diretor tocou-lhe de forma inapropriada enquanto estavam os dois no seu gabinete, levando-a a fugir.

Nesse mesmo dia, na companhia da sua família, foi à polícia apresentar queixa, dando o seu testemunho – que foi gravado sem o seu consentimento e publicado na Internet por um dos agentes da polícia.

Nesse vídeo, a jovem aparece visivelmente abalada e tenta esconder a cara com as suas mãos, descreveu a BBC. Ouve-se também um agente a dizer que a acusação “não é nada de especial” e a pedir-lhe para tirar as mãos da cara.

Pouco depois de o diretor ter sido detido, vários moradores de Feni saíram à rua para pedir a sua libertação.

Apesar da pressão, a jovem nunca cedeu no intento de procurar justiça. Depois do ataque com querosene e já na ambulância, gravou um testemunho com o telemóvel do irmão e afirmou-o: “O professor tocou-me e eu vou lutar contra este crime até ao meu último suspiro”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …