Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas.

As baleias assassinas residentes vivem a vida inteira no mesmo grupo em que nasceram, mas isso não significa que gostam de todos ao seu redor de igual forma. Tendo em conta a observação de imagens de drones, percebeu-se que, ao longo das suas vidas, os seus relacionamentos com outras baleias do grupo vão diminuindo.

Os investigadores notaram ainda que a maioria das baleias preferia a companhia de indivíduos específicos, optando por emergir com estes e tocá-los com mais frequência do que outros.

Segundo a equipa, estes são sinais de cooperação e filiação social, o que implica um vínculo estreito. Estas relações estreitas formaram-se frequentemente entre baleias do mesmo sexo e com a mesma idade.

“As descobertas mostram que, mesmo dentro desses grupos coesos, as baleias preferem interagir com indivíduos específicos“, refere Michael Weiss, autor principal do estudo, que foi publicado no Proceedings of the Royal Society B.

Tendo em conta o contacto físico entre certas baleias, as jovens fêmeas são as mais comunicativas e mostraram desempenhar um papel central na rede social do seu grupo.

Os autores não têm a certeza do que justifica esta liderança, mas sugerem que os machos assassinos podem passar mais tempo a alimentar-se e menos tempo a socializar.

Por outro lado, as baleias jovens são amamentadas pelas suas mães e também por outras presas, o que as liberta para brincar com os seus amigos desde tenra idade.

“Ficamos surpreendidos ao ver o contacto existente entre as baleias – o quão tátil elas são”, afirmou o ecologista comportamental Darren Croft.

O especialista mostrou-se fascinado com as semelhanças que existem entre as baleias e outros animais como nós. “Em muitas espécies, incluindo humanos, o contacto físico tende a ser uma atividade calmante que reforça a conexão social”, explica.

Um dos paralelos mais intrigantes que Croft e a sua equipa notaram é que, com a idade, as baleias assassinas parecem ser menos sociais. Esta conclusão, escreve o Science Alert, alinha-se com o comportamento de outros mamíferos sociais, que também tendem a ser menos sociais à medida que envelhecem, incluindo os humanos.

“Esta aparente semelhança entre a história de vida social dos primatas e das baleias assassinas é particularmente interessante, dadas as histórias de vida reprodutiva convergentes em baleias assassinas e humanos”, escrevem os autores.

“As baleias assassinas também podem formar ativamente relacionamentos e habilidades sociais importantes numa idade jovem, como em outras sociedades”, remata Croft.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que grande trapalhada com o Vírus e Vacinas. Que me expliquem os que todos os dias se fartam de dizer montes de baboseiras.
    1º, eram vacinas que iriam proporcionar o retomar da normalidade, pois iria proteger as pessoas de terem a doença grave, e para isso, bastaria apenas uma toma, mas a confiança era tanta, que mesmo vacinados, teriam que usar mascaras, e manter as distancias. mais ainda, quando pelo menos metade da população estivesse vacinada, iriam diminuir as infeções, e libertariam os hospitais, para atender ás outras doenças, que estão matando mais do que o vírus. Quando se começou a usar as vacinas, já havia mais de 4 mutações do vírus, e ninguém se importou com isso. A realidade, é que estão morrendo pessoas vacinadas, que estão a ser infetadas pessoas vacinadas, que as vacinas estão causando em todos os países, problemas de saúde novos; que em Israel, as infeções dispararam, igualmente com a maioria da população vacinada, em Inglaterra, igualmente em pessoas vacinadas. Os maiores que foram vacinados, estão morrendo com o vírus e outros familiares de pessoas que conheço, saudáveis, quando foram vacinados, que faziam tudo em suas casas, tiveram que ir para o lar, pois não mais foram iguais ao que eram, e sabem que foi devido ás vacinas. Agora, é que as ditas vacinas estão a ser testadas em toda a humanidade, e não tem causado pequenas problemas, eles são muitos e atrofiantes. Quantos não tem tomado a vacina e morrem 24 horas depois? mesmo com todas as evidencias, que as vacinas não protegem nada, os governos continuam a fazer o jogo das farmaceuticas, e a empobrecer cada vez mais as pessoas, já de si pobres. Parem de mentir ás pessoas.

RESPONDER

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …

Não é só Cuomo. Já há anos que se proclama "Me Too" pelos corredores políticos dos EUA

O caso do governador de Nova Iorque colocou novamente o problema do assédio em discussão. Mas Cuomo não está sozinho - entre juízes, ex-presidentes ou congressistas, já vários políticos dos EUA foram acusados de má …

Ryanair vai investir 253,4 milhões de euros no aeroporto de Lisboa com reforço da frota

A companhia aérea Ryanair revelou esta quinta-feira que vai investir 300 milhões de dólares (253,4 milhões de euros) no aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro como parte da …

Responsabilidade por redução da população "é única e exclusivamente dos Governos dos últimos 40 anos"

A responsabilidade pela redução da população “é única e exclusivamente dos Governos portugueses dos últimos 40 anos”, considera o investigador Manuel Villaverde Cabral. “Se há uma coisa que é muito mais importante do que a política …

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …