Baixar o IRS em 15% é a prioridade “número um” do CDS

José Coelho / Lusa

Para Assunção Cristas, o combate à recessão, que tem vindo a crescer em países europeus como Alemanha ou Espanha, tem de ser feito apostando na baixa fiscalidade.

Em entrevista à TVI na terça-feira, a líder do CDS disse que “a prioridade número um do CDS tem a ver com a baixa de impostos para as pessoas, mas também para as empresas”, numa aposta de aumentar a competitividade do país.

Apostar na baixa do IRC e do IRS não é um risco face à possível recessão económica que tem marcado a ordem do dia. “Trará mais receita, porque trará mais investimento e mais criação de postos de trabalho”, garante Cristas. No entanto, acrescenta a líder centrista, as propostas apresentadas são “prudentes.”

Para elaborar o seu programa eleitoral, o CDS baseou-se no cenário macro-económico apresentado pelo Governo do PS no Programa de Estabilidade e Crescimento que enviou para a Comissão Europeia, que prevê a existência de um excedente orçamental.

Cristas disse que quer usar esse 60% desse excedente para baixar os impostos, “uma redução de cerca de 15% no IRS para todas as pessoas, sem exceção. E também dizemos que os outros 40% do excedente orçamental devem ser utilizados para baixar a dívida”, explicou Cristas.

A líder do CDS pretende alcançar, no que diz respeito ao IRC, uma taxa “tão competitiva como o da Irlanda (12,5%)” nos próximos seis anos.

De acordo com a líder do partido, maior investimento – nomeadamente privado – significará maiores salários. O CDS acredita na possibilidade de um crescimento exponencial. “Não queremo salários médios de 1.100 euros. Queremos salários de 2.000 a 2.500 euros”, para que Portugal se possa tornar “um país competitivo”.

Ainda assim, o aumento de salários na função pública é uma estratégia que não está em cima da mesa e, tendo em conta a falta de fundo económico do estado, repor as 40 horas de trabalho semanal aos funcionários da tutela também não é uma opção viável.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …