Aviões espiões da Guerra Fria revelam tesouro arqueológico

University of Pennsylvania

Imagens desclassificadas de aviões de espionagem U2 dos Estados Unidos, capturadas durante a Guerra Fria no Médio Oriente, revelaram estruturas arqueológicas milenares que foram desvanecendo com o tempo. 

Ao analisar milhares de imagens de alta e baixa resolução capturadas durante missões de aeronaves norte-americanas U2 dos anos 50 e 60 do século XX, Emily Hammer, da Penn State University e Jason Ur, da Universidade de Harvard, descobriram muitas características históricas e sítios arqueológicos.

Entre as descobertas, os cientistas identificaram armadilhas de caça pré-históricas, canais de irrigação com 3.000 anos e aldeias que hoje em dias já não são visíveis.

A investigação, cujos resultados foram no passado mês de março publicados na revista científica especializada Advances in Archaeological Practice, representa o primeiro uso de imagens de aviões de espionagem U2 para fins arqueológicos, bem como uma nova e empolgante janela para a história.

“As fotografias fornecem um olhar fascinante sobre o Médio Oriente há várias décadas, mostrando, por exemplo, a histórica Aleppo muito antes da destruição em massa na guerra civil em curso”, explicou Hammer, professor assistente no departamento de línguas e civilizações do Leste do estado de Penn, citado pela agência Europa Press.

Entre as estruturas reveladas pela análise arqueológica destacam-se os “papagaios do deserto”, estruturas de muros de pedra datadas de há 5.000 a 8.000 anos, utilizadas na época para prender gazelas e outros animais. O deserto seco do leste da Jordânia manteve muitas destas estruturas, mas a expansão agrícola a oeste destruiu muitos mais.

As imagens de satélite levam estas estruturas de volta à vida, revelando uma rede de recintos em forma de diamante, oferecendo a melhor visão, até à data encontrada, destas importantes e antigas ferramentas de casas.

Hammer explica que outra característica identificada nas imagens – o sistema de canais no norte do Iraque – fornece novas informações sobre como um império primitivo manteve o seu poder e governou. “Os assírios construíram o primeiro grande império durável e multicultural do mundo antigo, então muitas pessoas estão interessadas [em saber] como é que o território foi organizado, como foram controladas as pessoas ou como foi administrada a terra”, exemplifica a cientista.

“O sistema de rega alimentou as capitais reais, possibilitou a produção agrícola excedente e forneceu água para as aldeias” circundantes, rematou a cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …