Aviões espiões da Guerra Fria revelam tesouro arqueológico

University of Pennsylvania

Imagens desclassificadas de aviões de espionagem U2 dos Estados Unidos, capturadas durante a Guerra Fria no Médio Oriente, revelaram estruturas arqueológicas milenares que foram desvanecendo com o tempo. 

Ao analisar milhares de imagens de alta e baixa resolução capturadas durante missões de aeronaves norte-americanas U2 dos anos 50 e 60 do século XX, Emily Hammer, da Penn State University e Jason Ur, da Universidade de Harvard, descobriram muitas características históricas e sítios arqueológicos.

Entre as descobertas, os cientistas identificaram armadilhas de caça pré-históricas, canais de irrigação com 3.000 anos e aldeias que hoje em dias já não são visíveis.

A investigação, cujos resultados foram no passado mês de março publicados na revista científica especializada Advances in Archaeological Practice, representa o primeiro uso de imagens de aviões de espionagem U2 para fins arqueológicos, bem como uma nova e empolgante janela para a história.

“As fotografias fornecem um olhar fascinante sobre o Médio Oriente há várias décadas, mostrando, por exemplo, a histórica Aleppo muito antes da destruição em massa na guerra civil em curso”, explicou Hammer, professor assistente no departamento de línguas e civilizações do Leste do estado de Penn, citado pela agência Europa Press.

Entre as estruturas reveladas pela análise arqueológica destacam-se os “papagaios do deserto”, estruturas de muros de pedra datadas de há 5.000 a 8.000 anos, utilizadas na época para prender gazelas e outros animais. O deserto seco do leste da Jordânia manteve muitas destas estruturas, mas a expansão agrícola a oeste destruiu muitos mais.

As imagens de satélite levam estas estruturas de volta à vida, revelando uma rede de recintos em forma de diamante, oferecendo a melhor visão, até à data encontrada, destas importantes e antigas ferramentas de casas.

Hammer explica que outra característica identificada nas imagens – o sistema de canais no norte do Iraque – fornece novas informações sobre como um império primitivo manteve o seu poder e governou. “Os assírios construíram o primeiro grande império durável e multicultural do mundo antigo, então muitas pessoas estão interessadas [em saber] como é que o território foi organizado, como foram controladas as pessoas ou como foi administrada a terra”, exemplifica a cientista.

“O sistema de rega alimentou as capitais reais, possibilitou a produção agrícola excedente e forneceu água para as aldeias” circundantes, rematou a cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pais já não precisam de entregar prova escolar para receberem abono. Processo vai ser automático

Os pais dos alunos do ensino básico, secundário e superior vão deixar de ter de entregar a prova escolar necessária para atribuição do abono de família. O processo vai ser automático. A prova escolar exigida para …

Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios "anormais" de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF. De acordo com a rádio, que avança com a notícia …

GNR detém suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos

Numa megaoperação levada a cabo pela GNR, foram detidos 13 suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos. As rusgas estão a ser feitas em Lisboa e na Margem Sul. A Guarda Nacional Republicana …

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

EUA impõem duras sanções ao Irão. Zarif diz que estão "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …

Maternidade Alfredo da Costa só tem anestesistas para cinco dias de urgências em agosto

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) só tem anestesistas para cinco dias de urgências no mês de agosto, escreve o Público esta terça-feira.   De acordo com o matutino, que ouviu várias fontes, a Administração Regional …

Funcionários judiciais querem paralisar tribunais. Inspetores da PJ fazem ultimato

A paralisação de cinco dias alternados começa esta terça-feira e vai até 12 de julho. Os inspetoras da PJ dizem que também fazem greve se não obterem resposta da ministra até ao fim de semana. Esta …

Eduardo regressa ao Sporting de Braga

O guarda-redes é o novo reforço do Sporting de Braga, tendo assinado por duas temporadas, informou esta segunda-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Eduardo, que completa 37 anos em setembro, regressa assim ao …

Austronautas aterram no Cazaquistão após missão na Estação Orbital Internacional

Três astronautas regressaram à Terra, esta terça-feira, depois de uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A astronauta norte-americana Anne McClain, o russo Oleg Kononenko e o canadiano David Saint-Jacques pousaram …

IEFP paga até 6500 euros a emigrantes que regressem a Portugal

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem reservados 10 milhões de euros para os emigrantes ou luso-descendentes que queiram regressar a Portugal, podendo o apoio chegar a 6536,4 euros por família. Estão em …