Aviões espiões da Guerra Fria revelam tesouro arqueológico

University of Pennsylvania

Imagens desclassificadas de aviões de espionagem U2 dos Estados Unidos, capturadas durante a Guerra Fria no Médio Oriente, revelaram estruturas arqueológicas milenares que foram desvanecendo com o tempo. 

Ao analisar milhares de imagens de alta e baixa resolução capturadas durante missões de aeronaves norte-americanas U2 dos anos 50 e 60 do século XX, Emily Hammer, da Penn State University e Jason Ur, da Universidade de Harvard, descobriram muitas características históricas e sítios arqueológicos.

Entre as descobertas, os cientistas identificaram armadilhas de caça pré-históricas, canais de irrigação com 3.000 anos e aldeias que hoje em dias já não são visíveis.

A investigação, cujos resultados foram no passado mês de março publicados na revista científica especializada Advances in Archaeological Practice, representa o primeiro uso de imagens de aviões de espionagem U2 para fins arqueológicos, bem como uma nova e empolgante janela para a história.

“As fotografias fornecem um olhar fascinante sobre o Médio Oriente há várias décadas, mostrando, por exemplo, a histórica Aleppo muito antes da destruição em massa na guerra civil em curso”, explicou Hammer, professor assistente no departamento de línguas e civilizações do Leste do estado de Penn, citado pela agência Europa Press.

Entre as estruturas reveladas pela análise arqueológica destacam-se os “papagaios do deserto”, estruturas de muros de pedra datadas de há 5.000 a 8.000 anos, utilizadas na época para prender gazelas e outros animais. O deserto seco do leste da Jordânia manteve muitas destas estruturas, mas a expansão agrícola a oeste destruiu muitos mais.

As imagens de satélite levam estas estruturas de volta à vida, revelando uma rede de recintos em forma de diamante, oferecendo a melhor visão, até à data encontrada, destas importantes e antigas ferramentas de casas.

Hammer explica que outra característica identificada nas imagens – o sistema de canais no norte do Iraque – fornece novas informações sobre como um império primitivo manteve o seu poder e governou. “Os assírios construíram o primeiro grande império durável e multicultural do mundo antigo, então muitas pessoas estão interessadas [em saber] como é que o território foi organizado, como foram controladas as pessoas ou como foi administrada a terra”, exemplifica a cientista.

“O sistema de rega alimentou as capitais reais, possibilitou a produção agrícola excedente e forneceu água para as aldeias” circundantes, rematou a cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …