Um avião de passageiros caiu no Lago Vitória, na Tanzânia, quando tentava aterrar na cidade de Bukoba, próximo do lago.
O voo PW 494 da companhia local Precision Air transportava 43 pessoas, das quais 26 foram já resgatadas e levadas ao hospital.
Segundo a agência de notícias Reuters, que cita a TV estatal tanzaniana TBC, há até agora 19 mortos confirmados. Um balanço anterior apontava para três mortos.
Equipas de resgate e pescadores locais deslocaram-se para a área em busca de sobreviventes.
Não está claro se o número de mortos inclui socorristas que se afogaram no lago ou se a aeronave tinha mais pessoas a bordo, uma vez que o número de mortos (45) ultrapassa já o número de passageiros e tripulantes no manifesto do voo (43)
“E possível que duas pessoas que não estavam a bordo tenham morrido durante as operações de resgate”, disse Albert Chalamila, funcionário local do governo tanzaniano. “Continuamos as investigações”.
O avião encontra-se quase completamente submerso, com apenas a ponta traseira, conhecida como “barbatana”, acima da água, cercada por equipes de resgate e barcos de pesca.
Uma das extremidades da pista do aeroporto de Bukoba encontra-se muito próximo do lago.
As equipas de emergência no local usaram cordas para tentar puxar a aeronave, um bimotor ATR-42, para fora do Lago Vitória, o maior lago da África.
“Queremos ver se o trem de aterragem está preso para que possamos pedir mais assistência técnica para empurrá-lo para fora das águas”, explicou Albert Chalamila, citado pela BBC.
Os dois pilotos e dois tripulantes estão entre as 17 pessoas ainda não encontradas.
A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, expressou as suas condolências aos afetados pelo acidente e pediu calma enquanto a operação de resgate continua.
“Recebi com tristeza a notícia do acidente com o avião da Precision Air”, publicou a presidente no seu perfil no Twitter. “Vamos ficar calmos neste momento em que os socorristas continuam com a missão de resgate enquanto rezam a Deus para nos ajudar”.
JUST IN: A plane has crashed into Lake Victoria in Bukoba in Tanzania’s Kagera region. Rescue efforts are underway. The plane belongs to Precision Air. #PrecisionAirCrash pic.twitter.com/Q5wfjbOB2T
— Rachael Akidi (@rakidi) November 6, 2022
O avião estava a sobrevoar a maior cidade da Tanzânia, Das es Salaam, com destino a Bukoba, quando aparentemente encontrou uma tempestade e fortes chuvas.
A Precision Air é a maior companhia aérea privada da Tanzânia e é parcialmente controlada pela Kenya Airways. Foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e regionais.
O ATR-42 é um avião comercial bimotor de médio porte, com propulsão a turbo-hélice, asas altas e capacidade para transportar até 50 passageiros.
Foi desenvolvido e fabricado em larga escala a partir da década de 1980, em França , pela ATR – Avions de Transport Régional, o maior fabricante de turbo-hélices para transporte regional de passageiros do mundo.
Embora algumas versões militares tenham sido criadas e vendidas, desde a sua origem que o projeto do ATR-42 está vocacionado principalmente para a utilização da aeronave no mercado civil de transporte aéreo regional de passageiros.
O ATR-42 foi projetado especialmente para responder a pedidos de companhias aéreas regionais por um tipo de equipamento adaptado a operações em pistas de aterragem curtas, com obstáculos próximos, que exijam procedimentos de descolagem e aproximação mais complicados.