As aves conseguem ver o campo magnético da Terra e já se sabe como

Os pássaros podem sentir o campo magnético da Terra, e essa habilidade pode ajudá-los a voar a partir de lugares desconhecidos ou a navegar em migrações que se estendem por dezenas de milhares de quilómetros.

É provável que as aves conheçam a física quântica melhor do que muitos humanos, por ser algo que lhes é inato. Cientistas acreditam que é possível que as aves possuam proteínas nos seus olhos que lhes permitam ver o campo magnético da Terra. Por sua vez, essas proteínas ajudam os pássaros a percorrer longas distâncias em todo o mundo.

Duas equipas de cientistas afirmam, agora, ter identificado a chave de uma proteína sensível à luz, que se baseia num atributo inato de eletrões chamado “spin”, uma das propriedades mecânicas mais quânticas que existe. A proteína em causa chama-se Cry4.

Na mecânica quântica, o termo spin associa-se às possíveis orientações que as partículas subatómicas carregadas, como o protão e o eletrão, e alguns núcleos atómicos podem apresentar quando imersas num campo magnético.

No caso da Terra, esta funciona como um íman, no qual os polos do íman estão próximos dos polos geográficos do planeta. A a intensidade do campo magnético é medida com magnetómetros, que determinam a intensidade do campo na horizontal e na vertical. As bússolas, tal como os pássaros, orientam-se por meio desse campo magnético.

Os dois estudos, o primeiro publicado em janeiro na Current Biology e o segundo publicado em março no Jornal da Royal Society Interface, notam que esta é a primeira vez que uma proteína específica responsável pela deteção de campos magnéticos é identificada em animais.

Segundo o ScienceNews, a primeira equipa de cientistas descobriu que Cry4 foi encontrado na retina das aves. Já a segunda equipa estudou várias proteínas sensíveis à luz numa espécie de ave e descobriu que a Cry4, era produzida constantemente durante o dia, ao contrário de outras que variavam ao longo do dia.

De acordo com a Gizmodo, a investigação permitiu saber que as aves só podem detetar campos magnéticos se certos comprimentos de onda de luz estiverem disponíveis. Aliás, há estudos que mostram que a perceção magnética das aves parece depender da luz.

No entanto, em ambos os casos os investigadores advertem para a necessidade de mais investigação neste ramo, ates de declarar a Cry4 como magnetorrecetor. Embora a evidência seja sólida, ainda não é definitiva.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns porque esta noticia acabou de ganhar o prêmio da afirmação mais absurda do ano: “É provável que as aves conheçam a física quântica melhor do que muitos humanos”

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …