Algumas aves reconhecem humanos pelas suas roupas

Uma equipa de investigadores chineses descobriu que algumas aves marinhas são capazes de reconhecer humanos através das roupas que estes vestem.

Os pássaros têm uma boa memória e, alguns deles, são mesmo capazes de reconhecer humanos familiares e inofensivos através das suas roupas. Os corvos, por exemplo, conseguem lembrar-se da cara das pessoas que lhes fazem mal.

Agora, um novo estudo mostra que as aves marinhas da China conseguem distinguir os humanos através da roupa e são estão mais relaxadas à beira de pessoas que usam roupas e acessórios de pescadores locais em comparação com aqueles com roupas normais. Segundo o Gizmodo, estas aves olham para os pescadores locais como uma ameaça menor.

Changzhang Feng

Uma pessoa vestida casualmente e um pescador local.

Para testar esta suposição, alguns investigadores vestiram-se normalmente e outros vestiram-se de pescadores. De seguida, caminharam em direção às aves e compararam o tempo que elas demoravam a levantar voo com medo de ficarem em perigo. Os cientistas fizeram isto mais de 900 vezes.

Os resultados do estudo que será publicado em junho na revista científica Global Ecology and Conservation mostram que as aves fugiam mais cedo quando as pessoas vestidas casualmente se aproximavam. Em sentido contrário, deixavam as pessoas vestidas de pescadores locais aproximarem-se mais antes de voarem.

Os investigadores realçam que algumas espécies eram mais sensíveis do que outras, mas que no geral todas correspondiam à sua suposição.

“É interessante que pareçam ter algum grau de discriminação entre seres humanos com roupas diferentes”, disse Andrea Griffin, ecologista comportamental da Universidade de Newcastle, na Austrália, que não participou na investigação. “Isto não foi evidenciado antes em aves marinhas”.

A especialista sugere que os pássaros podem estar concentrados em algo diferente das roupas. Os chapéus largos e cónicos dos pescadores escondem os olhos, mas as roupas normais não. É possível que esconder os olhos faça de nós uma ameaça menor para estas aves.

“Estamos a aprender que toda uma comunidade de aves aquáticas – algo que não consideramos muito inteligente, francamente – também está a prestar muita atenção à maneira como as tratamos”, disse John Marzluff, cientista de vida selvagem da Universidade de Washington, que também não participou na investigação.

Marzluff diz que são estudos como este que “nos dizem que os pássaros estão a prestar muito mais atenção em nós do que jamais imaginamos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …