/

Algumas aves reconhecem humanos pelas suas roupas

Uma equipa de investigadores chineses descobriu que algumas aves marinhas são capazes de reconhecer humanos através das roupas que estes vestem.

Os pássaros têm uma boa memória e, alguns deles, são mesmo capazes de reconhecer humanos familiares e inofensivos através das suas roupas. Os corvos, por exemplo, conseguem lembrar-se da cara das pessoas que lhes fazem mal.

Agora, um novo estudo mostra que as aves marinhas da China conseguem distinguir os humanos através da roupa e são estão mais relaxadas à beira de pessoas que usam roupas e acessórios de pescadores locais em comparação com aqueles com roupas normais. Segundo o Gizmodo, estas aves olham para os pescadores locais como uma ameaça menor.

Changzhang Feng

Uma pessoa vestida casualmente e um pescador local.

Para testar esta suposição, alguns investigadores vestiram-se normalmente e outros vestiram-se de pescadores. De seguida, caminharam em direção às aves e compararam o tempo que elas demoravam a levantar voo com medo de ficarem em perigo. Os cientistas fizeram isto mais de 900 vezes.

Os resultados do estudo que será publicado em junho na revista científica Global Ecology and Conservation mostram que as aves fugiam mais cedo quando as pessoas vestidas casualmente se aproximavam. Em sentido contrário, deixavam as pessoas vestidas de pescadores locais aproximarem-se mais antes de voarem.

Os investigadores realçam que algumas espécies eram mais sensíveis do que outras, mas que no geral todas correspondiam à sua suposição.

“É interessante que pareçam ter algum grau de discriminação entre seres humanos com roupas diferentes”, disse Andrea Griffin, ecologista comportamental da Universidade de Newcastle, na Austrália, que não participou na investigação. “Isto não foi evidenciado antes em aves marinhas”.

A especialista sugere que os pássaros podem estar concentrados em algo diferente das roupas. Os chapéus largos e cónicos dos pescadores escondem os olhos, mas as roupas normais não. É possível que esconder os olhos faça de nós uma ameaça menor para estas aves.

“Estamos a aprender que toda uma comunidade de aves aquáticas – algo que não consideramos muito inteligente, francamente – também está a prestar muita atenção à maneira como as tratamos”, disse John Marzluff, cientista de vida selvagem da Universidade de Washington, que também não participou na investigação.

Marzluff diz que são estudos como este que “nos dizem que os pássaros estão a prestar muito mais atenção em nós do que jamais imaginamos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.