Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

1

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino’s, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, onde não há contraceptivos ou pornografia à venda.

A cidade de Ave Maria foi fundada em 2007 no condado de Collier, a 180 quilómetros a oeste de Miami, em torno da universidade do mesmo nome, e hoje conta com 27 mil habitantes, dos quais 1.100 estudam na instituição, contou à Agência EFE o director do museu Madre Teresa de Calcutá da cidade, Jeff Fox.

“Ave Maria foi fundada pelo senhor Tom Monaghan. Em pequeno, cresceu num orfanato no estado do Michigan. Muito tempo depois, estabeleceu uma carreira como empresário e fez uma grande fortuna como fundador da Domino’s Pizza. Decidiu então regressar à sua origem religiosa”, conta Fox.

Monaghan, actualmente com 80 anos, vendeu a empresa nos anos 90 e começou a planear um local que servisse como centro espiritual. O resultado foi a Universidade Ave Maria, que, depois de ter inicialmente aberto as portas nos Michigan, se transferiu para o oeste da Flórida.

Numa área extensa e praticamente esquecida no condado de Collier, a 79 quilómetros da cidade de Naples, Monaghan não só fundou a universidade como uma nova cidade, ainda em desenvolvimento, onde os nomes das ruas, lojas e edifícios fazem referência ao catolicismo, como as avenidas João Paulo II e Ave Maria.

A cidade tem como principal referência a Igreja Ave Maria, em cujo interior há um crucifixo de 20 metros de altura e cuja fachada mostra uma representação da Anunciação da Virgem feita com 120 toneladas de mármore proveniente da mesma região italiana que  Michelangelo usou para extrair material para as suas obras.

Em consonância com os fundamentos religiosos da população, no jornal da igreja há uma lista de associações e instituições contrárias ao aborto e que prestam assessoria a mulheres grávidas.

Na farmácia do supermercado local, uma funcionária avisa a jornalista que vai comprar um medicamento para a gastrite que se procura preservativos ou outros contraceptivos terá que buscá-los noutro lugar.

Além da igreja, Ave Maria tem outro elemento central: a Universidade, que oferece mais de 30 cursos, incluindo Estudos Católicos ou Teologia, e programas no exterior.

Há sete anos que o presidente da Universidade Ave Maria é James Towey, em cuja biografia se destacam não só os seus méritos académicos como ter sido assistente do presidente George W. Bush e conselheiro jurídico de Madre Teresa de Calcutá e ter arrecadado mais de 40 milhões de dólares em fundos para a instituição.

Os estudantes de Ave Maria desenvolvem trabalhos de caridade, através de um programa coordenado com o Museu Madre Teresa de Calcutá.

“Existe a teologia e espiritualidade, isso é muito importante, mas o que a Madre Teresa dizia é que o realmente importa é pôr as coisas em prática“, explica Fox, um católico de origem alemã que defende que não é preciso “ser missionário” para fazer trabalhos deste tipo.

A pequena cidade de Immokalee, uma das comunidades mais pobres dos Estados Unidos, fica a apenas 14 quilómetros ao norte de Ave Maria, e é nessa localidade que os universitários desenvolvem a virtude da caridade. “Não se trata apenas de ler sobre a pobreza, como de exercer um compromisso para ajudar os pobres”, diz Fox.

Ao contrário do que afirmam alguns grupos liberais, Jeff Fox garante que em Ave Maria há aceitação e respeito por pessoas de outras religiões. Segundo realça o director do Museu Madre Teresa, no entanto, o desejo do fundador da cidade é efectivamente que a universidade e a cidade promovam os valores católicos.

// EFE

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.