Autor dos atendados de Manhattan condenado a prisão perpétua

Esta terça-feira, o norte-americano de origem afegã Ahmad Rahimi foi condenado a prisão perpétua pelos atentados à bomba em setembro de 2016, em Manhattan, Nova Iorque.

Ahmad Rahimi, considerado culpado de atentados à bomba em setembro de 2016 em Manhattan, que feriram 31 pessoas, foi condenado a prisão perpétua.

“Não há nada que possa justificar outra coisa que não seja uma pena de prisão perpétua”, declarou o juiz federal Richard Berman, depois de uma audiência que durou mais de três horas.

O inquérito concluiu que o norte-americano de origem afegã colocou duas bombas artesanais em 17 de setembro de 2016 no bairro de Chelsea, no coração de Manhattan, Nova Iorque. Um dos artefactos não terá explodido, mas o outro, colocado num caixote do lixo, feriu 31 pessoas.

Este foi o primeiro atentado em Nova Iorque após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Rahmi, de 30 anos, chegou aos Estados Unidos em 1995 com a sua família e foi naturalizado norte-americano em 2011. Na audiência, afirmou que se radicalizou após ter sofrido “discriminações” só pelo facto de se vestir como um muçulmano, e ter sido interpelado em várias viagens de avião.

O juiz Berman, porém, ignorou as suas declarações. “Não existe qualquer comparação entre as recriminações que possa ter tido e os atos que cometeu. A conclusão incontornável é que permanece extremamente perigoso e hostil“, afirmou o juiz.

Na sequência de um processo de duas semanas em meados de outubro, um coletivo de jurados julgou Rahimi, indiciado por oito atas de acusação, incluindo a utilização de uma arma de destruição massiva e colocação de bomba em local público.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.