Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

Manuel de Almeida / Lusa

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi.

O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente ao Tondela esta quinta-feira à noite. Weigl e Zivkovic foram atingidos por estilhaços e foram encaminhados para o Hospital da Luz, em Lisboa. O ataque terá acontecido já depois da saída da A2, com a passagem do autocarro por um viaduto. O(s) autor(es) do ataque não foram identificados.

Imagens divulgadas pelo jornal Record mostram os danos causados à viatura que transportava o plantel ‘encarnado’ na lateral e no vidro superior frontal, tendo o objeto em causa – aparenta ser uma pedra – ultrapassado o vidro e entrado no interior do autocarro.

O Benfica já reagiu oficialmente repudiando o “criminoso apedrejamento de que foi vítima o autocarro dos seus jogadores à saída da A2 quando se dirigia para o Centro de Estágios do Seixal, no final do jogo frente ao Tondela, realizado na noite de quinta-feira no Estádio da Luz”.

O clube confirma que Weigl e Zivkovic foram encaminhados ao Hospital da Luz para observação, depois de terem sido atingidos pelos estilhaços.

“O Sport Lisboa e Benfica garante a sua total colaboração com as autoridades, a quem apela para que seja feito o maior esforço, no sentido de identificar os delinquentes responsáveis por estes atos criminosos”, concluem as águias.

Antes, o porta-voz da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), o intendente Nuno Carocha, tinha confirmado à Lusa que “uma pedrada atingiu o autocarro”, admitindo que “poderá haver feridos”, uma vez que o incidente ocorreu depois de a escolta passar para a GNR.

Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional reagiu pouco tempo depois, considerando o ato de “profundo lamento, ainda para mais numa altura em que o futebol português uniu esforços para retomar uma atividade que faz vibrar milhões de pessoas no nosso país”.

O organismo deixa ainda claro que “os autores destes atos não são adeptos de futebol, mas sim criminosos que certamente serão identificados pelas forças de segurança e responsabilizados”. Por fim, Pedro Proença e a Liga apresentam “total solidariedade, reforçando o repúdio que um ato vil como este merece”.

De recordar que Weigl era um dos jogadores presentes no autocarro do Borussia Dortmund que foi atacado com uma bomba, antes de um dos jogos dos quartos de final da Liga dos Campeões, frente ao Mónaco, em abril de 2017. Marc Bartra, colega de equipa do alemão à altura, teve de encaminhado para o hospital depois de ter ficado ferido, tal atingido pelos estilhaços.

O ataque surge horas depois do Benfica ter ficado pelo nulo na receção ao Tondela e falhando a ultrapassagem ao FC Porto no topo da I Liga, na primeira jornada após o reatar da competição, após quase três meses de paragem devido à pandemia da covid-19. Weigl foi titular na partida, enquanto que Zivkovic não foi convocado.

No regresso da competição, após quase três meses de paragem, devido à pandemia de covid-19, os ‘encarnados’ dominaram a partida disputada no estádio da Luz, mas não conseguiram ultrapassar a boa organização do Tondela.

As casas de alguns jogadores benfiquistas também foram grafitadas com ameaças, avança o Expresso esta sexta-feira. O jornal divulga fotografias da casa do internacional português Pizzi, que foi uma das habitações vandalizadas após o encontro com o Tondela.

A PSP tem suspeitas de que possam ser adeptos da claque No Name Boys, mas ainda está a investigar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …