Austrália. Milhares de doses da vacina da AstraZeneca desperdiçadas por terem passado da validade

A produção da vacina AstraZeneca na Austrália continua alta, mas o uso tem diminuído com a maior preferência pela Pfizer. Há mais de sete milhões de vacinas por usar.

Quase 1000 fornecedores de vacinas estão a destruir doses da vacina das AstraZeneca na Austrália por terem passado o prazo de validade. Quase 32 mil doses estão a ser desperdiçadas, apesar da produção da vacina no país estar quase em níveis recorde.

Segundo o The Guardian, já foram disponibilizadas 24 milhões de doses desde o início da pandemia, mas há preocupações de que o desperdício aumente, já que a produção continua em grande escala e ainda há sete milhões de doses por utilizar e também porque a vacina da Pfizer tem sido a preferida nos últimos tempos.

A produção de vacinas doméstica permitiu que 2.5 milhões de doses fossem usadas em Julho, 4 milhões em Agosto e 3.9 milhões em Setembro. No entanto, o uso da AstraZeneca tem diminuído — 2 milhões de doses foram administradas em Setembro, abaixo das 3 milhões dadas em Agosto.

A vacina da AstraZeneca tem uma validade de seis meses, o que significa que qualquer produção excessiva actual não tem necessariamente de acabar no lixo.

A Austrália já doou 3,7 milhões de doses a 12 países do Pacífico, mas as doações sofreram uma quebra acentuada, de acordo com os dados disponíveis: de 500 mil por semana durante o mês de setembro para 26.500 na última semana.

Apesar disto, o grupo End Covid For All apelou recentemente a que a Austrália doasse mais 20 milhões de vacinas para ajudar países mais pobres a combater a covid-19, através do programa Covax, tendo também pedido ao governo que investisse mais 250 milhões de dólares nesse mesmo programa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.