Atirador da Florida sofre de autismo e depressão

Broward County Sheriff's Office

Nikolas Cruz, 19 anos, autor do maior tiroteio de sempre numa escola nos EUA

Nikolas Cruz, o jovem que matou 17 pessoas numa escola na Florida, sofre de depressão e autismo. O adolescente será sentenciado à pena de morte ou prisão perpétua e o estado de saúde mental poderá ser crucial para a decisão.

De acordo com a revelação do Departamento de Crianças e Famílias (DCF) da Florida, esta segunda-feira, o autor confesso do tiroteio num liceu na Florida, Estados Unidos, que provocou 17 mortos e 14 feridos, recebia tratamento psiquiátrico e tomava medicamentos controlados em 2016.

A mãe do jovem, Lynda Cruz, que morreu em 2017, indicou na altura os distúrbios do filho, garantindo que sofria de depressão, hiperatividade e autismo.

O Departamento de Crianças e Famílias da Florida vai publicar um documento sobre o homicida e ex-aluno da escola de Parkland, mas o jornal The Miami Herald avançou que o relatório, aberto em setembro de 2016, o considerava “vulnerável” e com vários problemas mentais, cita o JN.

Segundo a Sábado, estes factos vêm reforçar a defesa, que alega que as autoridades não prestaram a devida atenção aos “pedidos de ajuda” sistemático de Nikolas Cruz, de 19 anos. Segundo o advogado Gordon Weeks, o Serviço de Proteção a Adultos foi acionado em 28 de Setembro de 2016, depois de uma denúncia de algumas perturbações do jovem.

O governador da Florida, Rick Scott, pediu na semana passada a demissão do diretor do FBI, depois de a polícia federal norte-americana ter admitido que tinha já sido alertada sobre o risco representado por Nikolas Cruz.

Em janeiro deste ano, o FBI foi alertado de que Cruz tinha uma arma, que “manifestava desejo de matar” e que era provável que realizasse um tiroteio numa escola. Mas falhas nos protocolos de investigação impediram que a tragédia fosse evitada.

O jovem norte-americano confessou ser o autor do massacre. Esta segunda-feira, o jovem compareceu perante outra juíza, Elizabeth Scherer, totalmente em silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. AUTISTA???? TENHAM VERGONHA!!! Um autista é incapaz de cometer semelhante acto!!!!! É inadmissível o teor desta notícia e a sua divulgação!!! A ignorância tem limites!!!!

  2. Outras notícias referem-no como FASCISTA (supremacia branca)… O sufixo “ISTA” é permanente, temo que as próximas notícias o apelidem de “MARXISTA, RIISTA, BRUNISTA ou SANDESMISTA…”

  3. Era só o que faltava. Agora vêm dizer que é “deficiente” se já sabiam deveriam tê-lo numa clínica e não na rua, ponde em risco a vida de qualquer pessoa. Se é passível de andar na rua como uma pessoa normal tem de ser possível ser responsável pelos seus atos.

RESPONDER

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …