Atirador da Florida sofre de autismo e depressão

Broward County Sheriff's Office

Nikolas Cruz, 19 anos, autor do maior tiroteio de sempre numa escola nos EUA

Nikolas Cruz, o jovem que matou 17 pessoas numa escola na Florida, sofre de depressão e autismo. O adolescente será sentenciado à pena de morte ou prisão perpétua e o estado de saúde mental poderá ser crucial para a decisão.

De acordo com a revelação do Departamento de Crianças e Famílias (DCF) da Florida, esta segunda-feira, o autor confesso do tiroteio num liceu na Florida, Estados Unidos, que provocou 17 mortos e 14 feridos, recebia tratamento psiquiátrico e tomava medicamentos controlados em 2016.

A mãe do jovem, Lynda Cruz, que morreu em 2017, indicou na altura os distúrbios do filho, garantindo que sofria de depressão, hiperatividade e autismo.

O Departamento de Crianças e Famílias da Florida vai publicar um documento sobre o homicida e ex-aluno da escola de Parkland, mas o jornal The Miami Herald avançou que o relatório, aberto em setembro de 2016, o considerava “vulnerável” e com vários problemas mentais, cita o JN.

Segundo a Sábado, estes factos vêm reforçar a defesa, que alega que as autoridades não prestaram a devida atenção aos “pedidos de ajuda” sistemático de Nikolas Cruz, de 19 anos. Segundo o advogado Gordon Weeks, o Serviço de Proteção a Adultos foi acionado em 28 de Setembro de 2016, depois de uma denúncia de algumas perturbações do jovem.

O governador da Florida, Rick Scott, pediu na semana passada a demissão do diretor do FBI, depois de a polícia federal norte-americana ter admitido que tinha já sido alertada sobre o risco representado por Nikolas Cruz.

Em janeiro deste ano, o FBI foi alertado de que Cruz tinha uma arma, que “manifestava desejo de matar” e que era provável que realizasse um tiroteio numa escola. Mas falhas nos protocolos de investigação impediram que a tragédia fosse evitada.

O jovem norte-americano confessou ser o autor do massacre. Esta segunda-feira, o jovem compareceu perante outra juíza, Elizabeth Scherer, totalmente em silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. AUTISTA???? TENHAM VERGONHA!!! Um autista é incapaz de cometer semelhante acto!!!!! É inadmissível o teor desta notícia e a sua divulgação!!! A ignorância tem limites!!!!

  2. Outras notícias referem-no como FASCISTA (supremacia branca)… O sufixo “ISTA” é permanente, temo que as próximas notícias o apelidem de “MARXISTA, RIISTA, BRUNISTA ou SANDESMISTA…”

  3. Era só o que faltava. Agora vêm dizer que é “deficiente” se já sabiam deveriam tê-lo numa clínica e não na rua, ponde em risco a vida de qualquer pessoa. Se é passível de andar na rua como uma pessoa normal tem de ser possível ser responsável pelos seus atos.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …