Ataque talibã no norte do Afeganistão causa pelo menos 11 polícias mortos

Mutalib Sultani / EPA

Pelo menos 11 agentes da polícia morreram esta terça-feira no norte do Afeganistão, na sequência de um ataque dos talibãs, anunciaram as autoridades.

Um porta-voz do governador da província de Balkh Munir Ahmad Farhad disse que o ataque contra instalações governamentais teve início durante a madrugada e desencadeou um tiroteio ainda em curso no distrito de Shortepa, noticiou a agência Lusa.

Um porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid indicou que os rebeldes invadiram o distrito, mas Balkh Munir Ahmad Farhad negou a invasão.

Entretanto, o chefe do conselho provincial de Balkh, Mohammad Afzel Hadid, disse temer o aumento do número de vítimas caso não sejam deslocados reforços para o local.

O conflito no Afeganistão continua 18 anos depois da invasão da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos (EUA) ter derrotado o regime dos talibãs, em 2001. No mês passado, os EUA suspenderam as negociações com os rebeldes, apesar de ter sido alcançado um projeto de acordo.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …

Viúva do médico Li Wenliang não quer o seu nome na rua da embaixada chinesa em Washington

A viúva do médico chinês que alertou para a existência do novo coronavírus em Wuhan está contra uma proposta de políticos norte-americanos para dar o nome do marido à rua onde fica a embaixada chinesa …

TAP é a terceira empresa nacional com mais emissões de dióxido de carbono

A companhia aérea TAP passou de quinto para terceiro lugar no ranking das empresas portuguesas com mais emissões de dióxido de carbono, entre 2018 e 2019. De acordo com a associação ambientalista Zero, a TAP é …

PCP também não quer assessores do Governo como interlocutores

Na opinião de Jerónimo de Sousa, o Governo tem o direito de se rodear de assessores e especialistas, mas "deve ser sempre alguém do Governo" a discutir com os partidos na Assembleia da República. O secretário-geral …