Pela primeira vez, astrónomos observaram o núcleo de um cometa a morrer. E encontraram pó de talco

Kyoto Sangyo University

As primeiras observações terrestres do núcleo de um cometa a aproximar-se do fim da sua vida ativa revelaram que o núcleo tem um diâmetro de 800 metros e está coberto por grandes grãos de filossilicato.

Os núcleos dos cometas são difíceis de observar porque, quando entram no Sistema Solar interno, onde são fáceis de observar da Terra, aquecem e libertam gás e poeira que formam uma coma, que circunda e obscurece os núcleos.

Quando o cometa P / 2016 BA14 (PANSTARRS) foi descoberto em janeiro de 2016, foi inicialmente confundido com um asteróide, mas observações subsequentes revelaram uma fraca atividade cometária. Acredita-se que, após muitas viagens no Sistema Solar interno, este cometa queimou quase todo o seu gelo e se está a aproximar do fim da sua vida.

Em 22 de março de 2016, este cometa passou a 3,6 milhões de quilómetros da Terra, apenas nove vezes mais longe do que a Lua.

Uma equipa de astrónomos do Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ) e do Observatório Astronómico Koyama da Universidade Kyoto Sangyo aproveitou esta oportunidade para observar o cometa com o Telescópio Subaru, cerca de 30 horas antes da sua abordagem mais próxima da Terra.

Os astrónomos observaram com sucesso o núcleo com interferência mínima de grãos de poeira na coma. Anteriormente, a composição da superfície de um núcleo cometário só foi observada por algumas observações in-situ por missões espaciais.

Ao observar radiação infravermelha térmica, a equipa encontrou evidências de que o núcleo tem 800 metros de diâmetro e está coberto por moléculas orgânicas e grandes grãos de filossilicato.

Esta é a primeira vez que minerais de silicato hidratado, que na Terra estão normalmente disponíveis como pó de talco, são encontrados num cometa.

A comparação com medições de laboratório de vários minerais revelou que os minerais de silicato hidratado na superfície de P/2016 BA14 foram aquecidos a mais de cerca de 330ºC no passado. Uma vez que a temperatura da superfície de P/2016 BA14 não pode atingir mais do que cerca de 130ºC na sua órbita atual, o cometa pode ter estado numa órbita mais próxima do Sol no passado.

Esta descoberta fornece pistas para juntar as peças da história de como este cometa evoluiu até ao seu atual estado de extinção.

A próxima questão que surge é se os cometas estão cobertos com pó de talco desde o início ou se se desenvolve ao longo do tempo, à medida que queimam.

“Este resultado fornece uma pista preciosa para estudar a evolução dos cometas”, disse o autor principal do estudo Takafumi Ootsubo, em comunicado. “Acreditamos que outras observações dos núcleos do cometa permitir-nos-ão aprender mais sobre a evolução dos cometas.”

Este estudo foi publicado em março na revista científica Icarus.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …