Astrónomos descobrem a menor estrela já observada

Amanda Smith

A estrela EBLM J0555-57Ab é pouco maior que Saturno

A estrela EBLM J0555-57Ab é pouco maior que Saturno

Uma equipa de astrónomos, liderada por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu a menor estrela já medida. Apenas um pouco maior do que Saturno, a atração gravitacional na sua superfície é cerca de 300 vezes mais forte do que a que os humanos sentem na Terra.

O astro é tão pequeno quanto estes objetos podem ser porque tem apenas massa suficiente para permitir a fusão de hidrogénio em hélio no seu núcleo. Se fosse um pouco menor, a pressão no seu centro não iria permitir que este processo ocorresse, sendo desclassificada como estrela.

“A nossa descoberta revela como podem ser as estrelas pequenas. Se esta estrela tivesse um pouco menos de massa, a reação de fusão do hidrogénio no seu núcleo não conseguiria ser sustentada e a estrela teria-se transformado numa anã-castanha”, nota o autor principal do estudo publicado na Astronomy & Astrophysics, Alexander von Boetticher.

A estrela recentemente medida, chamada EBLM J0555-57Ab, está localizada a cerca de 600 anos-luz de distância. Faz parte de um sistema binário, e foi identificada ao passar à frente da sua companheira maior.

A estrela principal foi se tornando mais fraca, o que significa que tinha uma companheira em órbita. Graças a esta configuração especial, os cientistas puderam medir com precisão a massa e o tamanho de ambas.

A EBLM J0555-57Ab é menor e provavelmente mais fria do que muitos dos exoplanetas de gás gigantes já identificados. Apesar de parecer contraditório, é mais difícil medir o tamanho destas estrelas de baixa massa do que de planetas maiores.

Embora sejam as estrelas mais numerosas do universo, estes astros com tamanhos e massas inferiores a 20% do nosso sol são mal compreendidas, uma vez que são difíceis de detectar devido à sua pequena dimensão e pouco brilho.

Estas estrelas muito pequenas e fracas podem ajudar os cientistas a detetar planetas do tamanho da Terra que podem ter água líquida, como TRAPPIST-1, uma anã muito fria rodeada por sete planetas do tamanho do nosso. O projeto EBLM, responsável pela descoberta deste estudo, pretende diminuir este buraco no nosso conhecimento.

“Graças ao projeto EBLM, conseguiremos uma compreensão muito maior dos planetas orbitando as estrelas mais comuns que existem, planetas como os que estão em órbita da TRAPPIST-1”, disse um dos co-autores do estudo, Didier Queloz, da Universidade de Cambridge.

PARTILHAR

RESPONDER

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …