Astrónomos descobrem a menor estrela já observada

Amanda Smith

A estrela EBLM J0555-57Ab é pouco maior que Saturno

A estrela EBLM J0555-57Ab é pouco maior que Saturno

Uma equipa de astrónomos, liderada por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu a menor estrela já medida. Apenas um pouco maior do que Saturno, a atração gravitacional na sua superfície é cerca de 300 vezes mais forte do que a que os humanos sentem na Terra.

O astro é tão pequeno quanto estes objetos podem ser porque tem apenas massa suficiente para permitir a fusão de hidrogénio em hélio no seu núcleo. Se fosse um pouco menor, a pressão no seu centro não iria permitir que este processo ocorresse, sendo desclassificada como estrela.

“A nossa descoberta revela como podem ser as estrelas pequenas. Se esta estrela tivesse um pouco menos de massa, a reação de fusão do hidrogénio no seu núcleo não conseguiria ser sustentada e a estrela teria-se transformado numa anã-castanha”, nota o autor principal do estudo publicado na Astronomy & Astrophysics, Alexander von Boetticher.

A estrela recentemente medida, chamada EBLM J0555-57Ab, está localizada a cerca de 600 anos-luz de distância. Faz parte de um sistema binário, e foi identificada ao passar à frente da sua companheira maior.

A estrela principal foi se tornando mais fraca, o que significa que tinha uma companheira em órbita. Graças a esta configuração especial, os cientistas puderam medir com precisão a massa e o tamanho de ambas.

A EBLM J0555-57Ab é menor e provavelmente mais fria do que muitos dos exoplanetas de gás gigantes já identificados. Apesar de parecer contraditório, é mais difícil medir o tamanho destas estrelas de baixa massa do que de planetas maiores.

Embora sejam as estrelas mais numerosas do universo, estes astros com tamanhos e massas inferiores a 20% do nosso sol são mal compreendidas, uma vez que são difíceis de detectar devido à sua pequena dimensão e pouco brilho.

Estas estrelas muito pequenas e fracas podem ajudar os cientistas a detetar planetas do tamanho da Terra que podem ter água líquida, como TRAPPIST-1, uma anã muito fria rodeada por sete planetas do tamanho do nosso. O projeto EBLM, responsável pela descoberta deste estudo, pretende diminuir este buraco no nosso conhecimento.

“Graças ao projeto EBLM, conseguiremos uma compreensão muito maior dos planetas orbitando as estrelas mais comuns que existem, planetas como os que estão em órbita da TRAPPIST-1”, disse um dos co-autores do estudo, Didier Queloz, da Universidade de Cambridge.

PARTILHAR

RESPONDER

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …