Artista francês passa duas semanas dentro de urso morto

Um artista francês encontra-se a preparar uma obra performativa com o objectivo de passar 13 dias a viver dentro de um urso morto. O animal está conservado, mas sem órgãos internos.

Abraham Poincheval apresentou a performance Dans La Peau de l’Ours (Dentro da Pele do Urso), no ano passado, no Centro de Arte Contemporânea de Digne.

Agora o artista repete o espectáculo no Museu da Caça e da Vida Selvagem, de Paris, e lá permanecerá até ao dia 13 de abril.

Anteriormente, em outubro de 2012, Poincheval passou uma semana num buraco situado debaixo de uma livraria em Marselha, no sul da França.

‘Situações extremas’

Segundo o Museu da Caça e da Natureza, Poincheval é um artista que está familiarizado com “situações extremas”.

Como parte da performance, o artista irá comer, beber, dormir e fazer suas necessidades dentro de uma câmara armazenada dentro de uma carcaça de urso, enquanto é filmado por duas câmaras.

De acordo com informações divulgadas no ano passado, Poincheval inspirou-se nas carcaças de animais que ele encontrou quando realizava outra obra nos Alpes Franceses.

“Para mim, esse acto significa um renascimento, um ritual de passagem, da transição do mundo dos mortos para o mundo dos vivos”, afirmou o artista.

Nascido em Alencon, na região francesa da Normandia, em 1972, Poincheval vive e trabalha actualmente em Marselha.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Professor detido por violar aluna menor dentro de escola em Faro

Um professor de 55 anos foi detido, nesta quarta-feira, por suspeitas de ter violado uma aluna de 14 anos no interior de uma escola do concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de …

Governo vira-se para Rio para mudar a lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …