Arrombaram santuário, beberam vinho de missa e “até as hóstias comeram”

O Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Barcelos, foi alvo de furto e vandalismo, na noite de domingo para segunda-feira. Além dos prejuízos materiais, os assaltantes saciaram-se com hóstias e vinho de missa.

Um grupo de criminosos vandalizou e assaltou o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, em Balugães, concelho de Barcelos, distrito de Braga, na madrugada de segunda-feira.

“Provocaram alguma destruição no interior e até hóstias comeram e beberam vinho”, relatou o presidente da confraria da Nossa Senhora da Aparecida, João Dantas, ao Jornal de Notícias.

De resto, os vândalos roubaram 500 euros, uma alba, o missal, a chave do sacrário e ainda retiraram a coroa da padroeira do altar principal, colocando-a à porta da igreja.

Os assaltantes terão forçado as janelas da sacristia para entregar no santuário.

Ao que o Correio da Manhã conseguiu apurar, a luz da igreja foi cortada por volta das 03h15. De seguida, o relógio foi desligado e o sistema de videovigilância deitado abaixo.

De acordo com o matutino, o grupo levou três garrafas de vinho de missa que ali se encontravam.

Ao matutino, o reitor, padre Dex Steve diz que os contornos deste assalto são “muito estranhos”: “Se o objetivo fosse o roubo, tinham levado a coroa, os cálices e outros objetos valiosos, que não levaram. Levaram os 500 euros, é verdade, mas penso que foi mais um ato de vandalismo e de profanação”, considerou.

João Dantas contou que, no início de janeiro, o salão paroquial e a sede dos escuteiros também foram vandalizados: “Partiram vidros e roubaram umas cervejas”.

Para dar resposta a este tipo de ocorrências, a confraria da Nossa Senhora da Aparecida vai implementar medidas de segurança no santuário: “Vamos implementar um horário noturno de permanência no local, fora do horário de culto, para que a GNR possa identificar quem por ali esteja”, explicou o presidente da confraria ao JN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.