Com 435 metros de altura, o arranha-céus mais fino do mundo já deslumbra a paisagem de Nova Iorque

2

JDS Development

O edifício tem 60 residências, com os estúdios mais baratos a custarem 7.75 milhões de dólares e a penthouse a custar 66 milhões de dólares.

A construção do arranha-céus mais fino do mundo — 111 West 57th, também conhecido como Steinway Tower, em Nova Iorque — chegou finalmente ao fim.

A torre é também o segundo edifício mais alto no hemisfério ocidental, tendo 435 metros. O lugar cimeiro da lista pertence à Central Park Tower, com 472 metros. Os arranha-céus com mais de 300 metros são considerados super-altos.

A Steinway Tower tem 84 andares e um total de 60 residências, tendo o seu design sido inspirado na “era dourada do arranha-céus de Manhattan”, cita o Interesting Engineering. O edifício tem também uma piscina e um centro de fitness.

A torre foi criada pela firma de arquitetura SHoP Architects, baseada em Nova Iorque. O projeto foi anunciado em 2013 e a construção arrancou em 2014.

“Quaisquer noções pré-concebidas que a nossa equipa tinha sobre o desenvolvimento de arranha-céus em Nova Iorque foram substituídas pela oportunidade de fazermos algo que nunca tinha sido feito. Como nova-iorquinos, estamos incrivelmente orgulhosos por acrescentarmos um novo ícone ao nosso horizonte”, revela Gregg Pasquarelli, diretor da SHoP Architects.

A proporção da altura e largura do prédio é 24:1, pelo que o edifício precisou de cuidados especiais na construção, com a sua fundação a ser feita com o cimento mais forte do mundo. A torre também aparenta mudar de cor e textura dependendo da luz e dos ângulos de onde é vista.

“Estamos orgulhosos do design e da construção deste edifício e estamos entusiasmados para o partilhar com os nova-iorquinos agora que começar a ficar verdadeiramente pronto, incluindo a instalação iminente da coroa decorativa. O prédio foi feito de raiz por nova-iorquinos e isso é muito excitante para nós”, revelam Michael Stern e Kevin Maloney, dos grupos de construção JDS Development e Property Markets Group.

Os preços dos apartamentos na Steinway Tower é que podem já não ser tão atrativos para o nova-iorquino comum, com os estúdios a custarem 7.75 milhões de dólares (6.9 milhões de euros) e a penthouse avaliada na módica quantia de 66 milhões de dólares (60 milhões de euros).

Apesar da inovação na arquitetura ser geralmente apreciada, a construção deste tipo de prédios luxuosos também é alvo de críticas por alimentar ainda mais a especulação e a bolha imobiliária em Nova Iorque.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.