Arqueólogos descobriram um ovo intacto com mil anos (e partiram-no)

(dr) Yoli Schwartz / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos.

O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até ser encontrado. No entanto, depois de ser transportado para o laboratório da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), os arqueólogos partiram-no, acidentalmente.

De acordo com a Futurism, este é um exemplo poético do quão frágil é a nossa conexão com o passado distante.

“Ficamos surpreendidos quando o encontrámos”, disse a arqueóloga Alla Nagorsky, em declarações ao jornal Haaretz.

“De vez em quando encontramos fragmentos de cascas de ovo, mas um ovo inteiro é extraordinário”, acrescentou.

Nagorsky explicou ainda que o facto de o ovo ter sido quebrado não tem grande influência no seu valor arqueológico, até porque parte da gema permaneceu colada à casca e o seu ADN está agora a ser analisado.

Na verdade, disse o arqueólogo, o ovo poderia ter de ser partido para os cientistas estudarem o seu conteúdo.

Além do ovo, a equipa descobriu no local de escavação três bonecos feitos de osso, típicos do século 11, e uma lamparina a óleo – cujo estilo remete para cerca de mil anos atrás. Daí os arqueólogos pensarem que o ovo será do mesmo período.

Sabe-se que há fragmentos de casca de ovo de períodos anteriores, disse Lee Perry Gal, especialista em avicultura da IAA, explicando que, “devido às cascas frágeis dos ovos, quase nenhum ovo de galinha foi preservado inteiro”.

Ovos muito mais antigos e mais robustos, como ovos de avestruz, são encontrados com mais frequência – e alguns até estão decorados, uma prática que data de há pelo menos 60 mil anos.

“Mesmo a nível global, é um achado extremamente raro”, concluiu Gal.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Século 11? Nunca se escreve a numeração dos séculos pelo sistema numérico hindu-arábico, mas sim no sistema de numeração romana. É o cânone adoptado e que deve ser respeitado. Coitado daquele que não souber disso ou sequer não o saber ler. Será século XI, neste caso.

RESPONDER

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …