Arqueólogos encontram embarcação naufragada durante a época das Cruzadas em Israel

Michal Artzy / Paphos, Cyprus

Uma taça envidraçada com decoração de motivos marinhos, encontrada nas escavações de Acre

Uma taça envidraçada com decoração de motivos marinhos, encontrada nas escavações de Acre

Arqueólogos marítimos israelitas encontraram partes de uma embarcação que naufragou nas Cruzadas na Terra Santa e cerca de 30 moedas de ouro da época, informa o jornal “Ha’aretz”.

Os destroços foram encontrados no fundo de uma pequena baía no porto da antiga fortaleza de Acre, como era conhecida essa cidade no norte de Israel, e que caiu em mãos dos mamelucos no final do século XIII.

Segundo diferentes histórias da época e estudos mais recentes, grandes quantidades de ouro e valiosas mercadorias saíram do porto do Acre, com destino ao Chipre, quando os muçulmanos ocuparam a cidade.

Muitas dessas embarcações afundaram com os seus senhores feudais logo após zarparem, segundo alguns estudos, por sobrecarga ou inclusive falta de marinheiros qualificados, o que fez do fundo marinho uma autêntica jazida arqueológica ainda por explorar.

Segundo o jornal israelita Ha’aretz, os estudos realizados pelos arqueólogos marítimos Deborah Cvikel, Ehud Galili e Mijal Artzy, da Universidade de Haifa, conduziram à descoberta de um pedaço que foi danificado séculos depois pela dragagem e construção do novo porto da cidade.

O achado, analisado com carbono 14, data de entre 1062 e 1250, o período cruzado de Acre, quando a cidade era o principal porto de entrada à Terra Santa de todos os tipos de produtos, animais e jóias para os cavaleiros feudais que cumpriam com uma ordem papal para recuperar e proteger os lugares santos.

Além disso, foram encontradas 30 moedas de ouro da mesma época, vasos de cerâmica e cristal importados do Chipre, Síria e Itália, que afundaram com a embarcação ou foram lançados para aliviar peso.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …