Arqueólogos encontram embarcação naufragada durante a época das Cruzadas em Israel

Michal Artzy / Paphos, Cyprus

Uma taça envidraçada com decoração de motivos marinhos, encontrada nas escavações de Acre

Uma taça envidraçada com decoração de motivos marinhos, encontrada nas escavações de Acre

Arqueólogos marítimos israelitas encontraram partes de uma embarcação que naufragou nas Cruzadas na Terra Santa e cerca de 30 moedas de ouro da época, informa o jornal “Ha’aretz”.

Os destroços foram encontrados no fundo de uma pequena baía no porto da antiga fortaleza de Acre, como era conhecida essa cidade no norte de Israel, e que caiu em mãos dos mamelucos no final do século XIII.

Segundo diferentes histórias da época e estudos mais recentes, grandes quantidades de ouro e valiosas mercadorias saíram do porto do Acre, com destino ao Chipre, quando os muçulmanos ocuparam a cidade.

Muitas dessas embarcações afundaram com os seus senhores feudais logo após zarparem, segundo alguns estudos, por sobrecarga ou inclusive falta de marinheiros qualificados, o que fez do fundo marinho uma autêntica jazida arqueológica ainda por explorar.

Segundo o jornal israelita Ha’aretz, os estudos realizados pelos arqueólogos marítimos Deborah Cvikel, Ehud Galili e Mijal Artzy, da Universidade de Haifa, conduziram à descoberta de um pedaço que foi danificado séculos depois pela dragagem e construção do novo porto da cidade.

O achado, analisado com carbono 14, data de entre 1062 e 1250, o período cruzado de Acre, quando a cidade era o principal porto de entrada à Terra Santa de todos os tipos de produtos, animais e jóias para os cavaleiros feudais que cumpriam com uma ordem papal para recuperar e proteger os lugares santos.

Além disso, foram encontradas 30 moedas de ouro da mesma época, vasos de cerâmica e cristal importados do Chipre, Síria e Itália, que afundaram com a embarcação ou foram lançados para aliviar peso.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Funcionário do consulado britânico desaparece após enviar mensagem à namorada a pedir para rezar por ele

A 08 de agosto, Simon Cheng Man-kit, de 28 anos, estava a regressar a Hong Kong depois de ter estado na cidade chinesa Shenzhen. No momento em que, a bordo de um comboio de alta …

Open Arms. Procurador siciliano ordena apreensão do navio e desembarque imediato dos ocupantes

Luigi Patronaggio, o procurador da cidade de Agrigento, na Sicília, ordenou esta terça-feira a apreensão do navio Open Arms e o desembarque imediato dos quase 100 migrantes africanos que este levava a bordo. O jurista, que …

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …

Em resposta a Macron, Putin diz que autoridades agiram para evitar situação igual à dos "coletes amarelos" em França

O Presidente da Rússia Vladimir Putin disse, durante um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, que as autoridades russas agiram para garantir que as manifestações dos seus opositores permanecem dentro "da lei", evitando …

Gémeas que viviam em garagem estavam sinalizadas há seis anos

As gémeas de 10 anos que viviam numa garagem no concelho da Amadora estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a sua situação conhecida pelo Ministério Público …

Afinal, duração máxima dos contratos a prazo no Estado também baixa para dois anos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, assumiu o compromisso de emitir uma orientação aos serviços da Administração Pública para respeitarem a redução da duração máxima dos contratos a prazo de …

Turistas franceses arriscam seis anos de prisão. Roubaram areia de uma famosa praia em Itália

Um casal francês foi detido ao transportar 40 quilos da famosa areia da ilha da Sardenha, em Itália, e agora pode enfrentar até seis anos de prisão, caso a justiça italiana os considere culpados. O casal …

Pedro Dias transferido de Monsanto para Coimbra

Pedro Dias, condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, em outubro de 2016, foi transferido da prisão de segurança especial de Monsanto, em Lisboa, para o …

Após três dias de inferno, incêndio na Grã Canária começa a perder força

O incêndio florestal na ilha espanhola de Grande Canária começou esta madrugada a perder força após três dias em que esteve incontrolável, anunciou esta terça-feira o presidente, Ángel Víctor Torres. As primeiras notícias do dia sobre …

Reino Unido bane dois anúncios publicitários que promovem estereótipos de género

No Reino Unido, a Philadelphia e a Volkswagen foram as primeiras vítimas de uma lei que quer banir os preconceitos de género da publicidade. As novas regras, introduzidas no início do ano, proíbem a representação de …