Arqueólogos encontram embarcação naufragada durante a época das Cruzadas em Israel

Michal Artzy / Paphos, Cyprus

Uma taça envidraçada com decoração de motivos marinhos, encontrada nas escavações de Acre

Uma taça envidraçada com decoração de motivos marinhos, encontrada nas escavações de Acre

Arqueólogos marítimos israelitas encontraram partes de uma embarcação que naufragou nas Cruzadas na Terra Santa e cerca de 30 moedas de ouro da época, informa o jornal “Ha’aretz”.

Os destroços foram encontrados no fundo de uma pequena baía no porto da antiga fortaleza de Acre, como era conhecida essa cidade no norte de Israel, e que caiu em mãos dos mamelucos no final do século XIII.

Segundo diferentes histórias da época e estudos mais recentes, grandes quantidades de ouro e valiosas mercadorias saíram do porto do Acre, com destino ao Chipre, quando os muçulmanos ocuparam a cidade.

Muitas dessas embarcações afundaram com os seus senhores feudais logo após zarparem, segundo alguns estudos, por sobrecarga ou inclusive falta de marinheiros qualificados, o que fez do fundo marinho uma autêntica jazida arqueológica ainda por explorar.

Segundo o jornal israelita Ha’aretz, os estudos realizados pelos arqueólogos marítimos Deborah Cvikel, Ehud Galili e Mijal Artzy, da Universidade de Haifa, conduziram à descoberta de um pedaço que foi danificado séculos depois pela dragagem e construção do novo porto da cidade.

O achado, analisado com carbono 14, data de entre 1062 e 1250, o período cruzado de Acre, quando a cidade era o principal porto de entrada à Terra Santa de todos os tipos de produtos, animais e jóias para os cavaleiros feudais que cumpriam com uma ordem papal para recuperar e proteger os lugares santos.

Além disso, foram encontradas 30 moedas de ouro da mesma época, vasos de cerâmica e cristal importados do Chipre, Síria e Itália, que afundaram com a embarcação ou foram lançados para aliviar peso.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.