Arábia Saudita lança ofensiva militar no Iémen

A Arábia Saudita lançou uma operação militar no Iémen, que envolve “mais de dez países”, para defender o Presidente iemenita Abed Rabbo Mansour Hadi, contestado por rebeldes chiitas houthis, anunciou o embaixador de Riade em Washington.

“A operação visa defender o governo legítimo do Iémen e impedir o movimento radical houthi [apoiado pelo Irão] de assumir o controlo do país”, afirmou Adel al-Jubeir, durante uma conferência de imprensa esta quarta-feira à noite.

As operações limitam-se, de momento, a ataques aéreos a vários alvos, mas outras forças militares estão mobilizadas e a coligação “vai fazer o que for preciso”, acrescentou.

O embaixador não identificou os países que participam na operação, mas indicou que tinha “consultado estreitamente muitos dos aliados, designadamente os EUA“, declarando-se “muito satisfeito com o resultado dessas discussões”.

Argumentou ainda que a situação existente é a de “uma milícia que controla ou pode controlar mísseis balísticos, armas pesadas e uma força aérea”, insistindo que o avanço dos houthis não poderia ser tolerado.

Pelo menos 13 civis morreram devido aos ataques aéreos da Arábia Saudita no Iémen contra os rebeldes houthis, na capital Sana.

“Treze civis, incluindo mulheres e crianças, foram mortos nos raids sauditas durante a noite“, disse a fonte à AFP. Testemunhas disseram que os residentes estavam a ajudar os responsáveis da defesa civil a procurar mais vítimas entre os destroços de sete casas danificadas pelos raids.

As forças leais ao Presidente iemenita Abed Rabbo Mansour Hadi recuperaram esta noite o aeroporto internacional de Adend, reveliu uma fonte de segurança.

As tropas da 39ª brigada, aliadas ao movimento radical houthi que controla a capital Sana, abandonaram o local um dia depois de o terem conquistado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …